Pular para o conteúdo

PALMEIRAS,CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES (1951) e quase consegue o Bi

 

 

Não deu…quase o Palmeiras consegue o Bi…

PALMEIRAS, campeão mundial de clubes em 1951.

A  FIFA reconheceu a conquista.

Não foi uma competição organizada por ela, mas entendeu que o evento teve importância global na época e justifica o título mundial.

Esse reconhecimento veio muitos anos depois.

Não é incomum, fatos, descobertas e conquistas receberem justa aprovação muito tempo depois.

Faz alguns anos, algumas postagens da FIFA apontavam que o título mundial de clubes de 1951 já estava na conta do Palmeiras.

A avaliação do contexto da organização do futebol na época não poderia ser desprezada.

Em 1951 , o evento foi um “sonho realizado” de Jules Rimet(presidente da FIFA) , Stanley Rous(Secretário Geral da FIFA) , Ottorino Barassi(Presidente da Federação Italiana), entre outros…

Tentou o Bi…mas deu o Chelsea, pela primeira vez.

Teve chance de conquistar  o seu segundo título mundial.

Mas, a torcida tem certeza que o time é “Campeão Mundial 51” .

Justo.

 

Glória global para ‘The Big Green’  (Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022, 07:00 (hora local)

Ano: 1951 Super-herói: Liminha Heróis: Fabio Crippa, Waldemar Fiume, Canhotinho, Jair Rosa Pinto, Rodrigues. Treinador:Ventura Cambon. Um campeonato mundial era sonhado e discutido há anos por alguns dos maiores dirigentes do futebol – entre eles Jules Rimet(presidente da FIFA de 1921 a 1954), Ottorino Barassi  (presidente da Federação Italiana ) e Stanley Rous(Secretário Geral da FIFA e assumiu a presidência em 1961)  – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo da FIFA ™. A competição de oito equipes envolveu algumas das principais equipes da Europa, os gigantes uruguaios Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras, que se classificaram como vencedores do Torneio Rio-São Paulo. Os favoritos eram a Juventus, que ostentava um ataque excepcional com Karl Aage Hansen, Karl Aage Praest, John Hansen e Giampiero Boniperti, e Vasco, que forneceu oito membros da seleção brasileira para a Copa do Mundo no ano anterior. A posição da dupla como favorita se fortaleceu na fase de grupos, com o Cariocacolossos goleiam Sporting Lisboa e Áustria Viena por 5 a 1 e os titãs de Turim goleiam o Palmeiras por 4 a 0. As potências paulistas , no entanto, tiveram outras ideias e, deixando de lado as contusões, venceram o Vasco por 2 a 1 nos 180 minutos nas semifinais e surpreenderam a Juve por 1 a 0 no jogo de ida da final. O Rio de Janeiro estava lotado no dia da decisão, com cerca de 10.000 italianos lotados em seus hotéis, certos de que a Juventus sairia triunfante. No entanto, Liminha, um jovem de 21 anos que começou o torneio no banco, ajudou a marcar o primeiro gol de empate e marcou um gol no final da partida no empate por 2 a 2 diante de mais de 100.000 no Maracanã.

https://www.fifa.com/tournaments/mens/clubworldcup/uae2021/news/superheroes-in-green

(*GLOBAL : relativo ao globo terrestre; mundial)

Comentários

comments