Pular para o conteúdo

ÂNGELO, 16 anos: nessa fase, treinador e familiares não podem errar.

O “menino” Ângelo tem agradado muito.

Foi puxado para o elenco principal do Santos, pelo técnico Cuca.

O professor Holan já sabe que o jogador tem sido acompanhado por radares de clubes europeus.

É sempre assim. Alguns vão, outros ficam…mas sempre que um jovem se destaca em campo, chama a atenção do exterior.

O contrato de Ângelo com o Santos vai até dezembro de 2023.

Pela idade, ele poderia ir para a Europa em abril de 2022.

A multa rescisória é de 60 milhões de euros.

O mais importante, agora, é o Santos continuar cuidando de um jogador que pode se transformar num grande sucesso e dar muitas alegrias aos seus torcedores.

Dirigentes, familiares e treinadores são muito importantes na fase de um atleta de 16 anos.

Leia o que diz o Dr. João Ricardo Cozac, psicólogo do esporte com 30 anos de atuação e presidente da Associação Paulista de Psicologia do Esporte:

“Atletas de futebol que estão nas categorias de base e, desde cedo, demonstram habilidades técnicas, táticas e físicas apuradas e de destaque, necessitam uma proximidade ainda maior da família no processo da evolução profissional.

Sobretudo por conta das demandas psicológicas, sociais e emocionais associadas a esse período do desenvolvimento”.

“Os assédios de empresários e de clubes do exterior costumam ser ações extremamente danosas ao bom controle e equilíbrio emocional de jovens atletas que, precocemente, atraem a atenção por conta do destaque dentro de campo”.

Cozac ainda frisa que “o papel da família e de um acompanhamento psicológico adequado são extremamente indicados para a manutenção da saúde psíquica do atleta”.

“Já no dia a dia dos treinos, jogos e competições, é fundamental que treinadores e comissões técnicas não mudem a forma de trabalhar por conta da presença de um ou mais talentos de destaque. Esse possível “olhar especial” para um ou outro atleta costuma gerar danos não apenas no comportamento coletivo, mas também na autoimagem que o atleta em destaque desenvolverá sobre si”, completou o psicólogo.

Comentários

comments