Pular para o conteúdo

Você aprecia um bom queijo? Então saiba que os EUA vão muito além do cheddar

Foto: Istock Image/Divulgação
Você aprecia um bom queijo? Então saiba que os EUA vão muito além do cheddar
Brasileiros descobrem os saborosos queijos americanos

Isso mesmo, apesar de estarmos mais familiarizados com o inconfundível queijo cheddar, o país possui uma extensa gama de produtos lácteos que impressiona. Foi o que apresentou a comitiva da USA Cheese Guild, em evento realizado na residência oficial do cônsul americano, Sr. David Hodge.

testeCônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Sr. David Hodge e o diretor do USDA, Sr. Nicolas Rubio ( Foto: Amaro Fotografia )

Conversei com Angelique Hollister, diretora executiva da USA Cheese Guild. Segundo ela, os Estados Unidos vem apresentando ao mundo um repertório incrível de produtos lácteos, que vai muito além dos queijos processados. “A variedade parte dos sabores mais comuns como a mussarela, o cheddar (o autêntico) e o parmesão, passando por tipos originais americanos como o Cream Cheese, o Monterrey Jack, o Pepper Jack e o Colby Jack”

Variedades de queijo dos Estados Unidos surpreendem          ( Foto: Istock Image )

“O Brasil, apesar de já ser um sólido importador de laticínios, ainda é um mercado novo, porém promissor para os queijos dos Estados Unidos.” explica Carolina Nascimento, gerente do USDC-América do Sul.

Os EUA produzem cerca de 6 milhões de toneladas de queijo por ano ( Foto: Istock Image )

RECORDE GLOBAL

O diretor do USDA-Departamento de Agricultura dos EUA, Nicolas Rubio afirma que o país ultrapassou a marca de 100 milhões de toneladas de leite: “Isso torna os EUA, líder em produção de queijos no mundo, o que permitiu aumentar enormemente a oferta de produtos lácteos”. Atualmente os EUA exportam mais de 20.000 toneladas de queijos para a América do Sul, com pelo menos 30 variedades de queijos segundo a USDEC-Associação da Indústria de Laticínios Americana.

Cream Cheese, Monterrey Jack, Pepper Jack e Colby Jack são algumas das variedades dos queijos americanos que tem alavancado a exportação do país. ( Istock Image )

SUSTENTABILIDADE

A indústria está comprometida com a iniciativa “Net Zero”, para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Os processos de fabricação, têm recebido investimentos significativos e desenvolvendo práticas sustentáveis. Em 2017, o leite americano foi produzido com 30% menos água, 21% menos terra e 19% menos emissões de carbono em relação há dez anos atrás.

Qualidade e variedade dos queijos, sustentabilidade e fornecimento confiável são características que agregam valor aos queijos dos Estados Unidos. ( Foto: Istock Image )

Origens
A história dos queijos americanos remonta ao início do século XIX, quando os migrantes europeus chegaram ao país com conhecimento na produção de laticínios e queijos. A base nas tradições do velho mundo foi o ponto de partida para os americanos experimentarem novas técnicas e processos na fabricação, alcançando assim novas variedades de queijos que hoje os consolidam como grandes produtores.

Saiba mais: www.USAcheeseGuild.org