Pular para o conteúdo

Parador Cambará do Sul: como é se hospedar nos casulos

default
Parador Cambará do Sul: como é se hospedar nos casulos

Publicado em 04/02/2022 por Tati Sisti

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Já pensou em fugir para um cenário que parece ter saído de um filme para acampar e, ainda assim, ter todas as mordomias oferecidas em um hotel de luxo? Nós descobrimos que isso é possível no Parador Cambará do Sul.

O conceito de hospedagem em glamping – junção das palavras, ou seja, acampamento de luxo – foi superado em março de 2021, depois do lançamento dos casulos no Hotel Parador Cambará do Sul, parte do grupo Casa Hotéis, no Rio Grande do Sul Nos hospedamos lá em dezembro de 2021.

O sul do país é uma região surpreendente e perfeita para os amantes de natureza. Entre tantos cânions, cachoeiras e trilhas, existe um universo paralelo de hospedagens, que faz com que os turistas tenham a verdadeira experiência de desconexão do mundo e uma profunda conexão com a natureza, de forma extremamente confortável e charmosa.

*** FAÇA SUA RESERVA AQUI***

Como eles mesmo dizem, “o cenário é a natureza, a música é o canto dos pássaros e o aroma é aquele da mata. Um lugar para se conectar com seu lado livre e aventureiro”. E foi exatamente isso que sentimos durante nossos dias por lá.

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, aproximadamente 200 kms de Porto Alegre e 120 kms de Gramado, é conhecida como a terra dos cânions no Brasil e tem cenários de tirar o fôlego.

Escolhemos nos hospedar nos casulos e a escolha não poderia ter sido melhor. Hospedar-se no Parador Cambará do Sul já é uma experiência única e completa, mas optar pelas hospedagens mais exóticas, deixa tudo ainda melhor.

Não é apenas um lugar para dormir, mas sim para viver e criar memórias de viagem. O luxo não está no tapete vermelho nem no lustre de cristal, mas sim nas sutilezas da hospitalidade, no atendimento do staff, no mínimos detalhes foram naturalmente inseridos na rotina de quem se hospeda lá.

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

|O Parador Cambará do Sul

O Parador foi o primeiro hotel no Brasil a implementar o glamping, acampamento com glamour.

Além das acomodações, o hotel conta com vários cantinhos especiais. A recepção foi cuidadosamente inserida em uma sala de estar de uso comum de todos os hóspedes. Ali tem uma biblioteca, uma ampla e charmosa lareira, além de uma mesa de bilhar e jogos como dominó e cartas.

É o lugar ideal para quem quer tomar um vinho antes do jantar ou entender a noite ao lado da família e amigos em um clima aconchegantes. Do lado externo, um deck com vista para o rio, um fogo de chão, algumas mesas de apoio e muita calmaria. Difícil escolher nosso cantinho favorito.

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

Quando você acha que essa atmosfera não pode ficar melhor, recebe a notícia de que o Parador é pet friendly. Afinal, com certeza você vai querer criar memórias especiais em um lugar assim ao lado do seu melhor amigo! Não precisa se preocupar em carregar muita coisa ao sair de casa. Na hospedagem para seu pet, está incluso por estada e por pet, referente à taxa de limpeza e, claro, ser 100% responsável por ele.

A recepção do hotel funciona 24 horas e organiza passeios pelas cachoeiras, cânions, voos de balão, passeios a cavalo, passeio de quadriciclo, piquenique exclusivo para os hóspedes e surpresas românticas e de aniversário. Tudo é milimetricamente pensado para que a experiência por lá seja inesquecível (e podemos confirmar, ela é!). Você também pode agendar uma massagem ou um tratamento de Aromacologia do SPA by L’Occitane.

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

O Parador Cambará do Sul faz parte do Casa Hotéis, que também tem outras 3 opções de hospedagem e, Gramado: Casa da Montanha, Petit e Wood, todas hospedagens autênticas e incríveis. Queremos conhecer em breve.

|Quando ir e onde fica o Parador Cambará do Sul

Cambará do sul fica no Rio Grande do Sul e é conhecida como a dona do maior conjunto de cânions da América Latina, ao lado de Praia Grande, em Santa Catarina, com uma cadeia de montanhas de 250 quilômetros de bordas de cânions. Sim, a divisa entre os dois estados é baseada nos cânions.

A cidade fica a pouco menos de 200 km de Porto Alegre e 400 km de Florianópolis, já em Santa Catarina.

Em Cambará do sul, a estação mais quente vai de outubro a abril (mas não pegamos dias tão quentes em novembro), e a temperatura máxima fica em torno de 29 graus. As chuvas, consequentemente, também são mais volumosas nessa época.

O inverno mais rigoroso vai de maio a julho e as temperaturas podem chegar a 7 graus. Entre junho e setembro, as chuvas diminuem e a região costuma ficar com o céu mais limpo e, consequentemente, com mais visibilidade dos cânions.

Estando lá, chegamos à conclusão que o cenário deve mudar bastante entre as estações, mas ainda assim seguem impressionante e imponentes.

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

|Quartos do Parador Cambará do Sul

Os casulos são os quartos mais novos do Parador Cambará do Sul. As construções arredondadas em formatos de casulos, criadas a partir de madeira de reflorestamento, ficam em uma área especial da fazenda com muita privacidade e exclusividade.

Com design exclusivo e criativo, por lá você vai encontrar 7 casulos, nomeados com diferentes tipos de abelhas nativas da região, como Mandaçaia, Jataí e Guaraipo.

Apesar de serem 7 casulos lado a lado, todos tem total privacidade. Não por acaso, o nome casulo é uma metáfora de transformação, já que ele é um lugar onde os hóspedes poderão se isolar e se conectar com a natureza de uma forma única.

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)q

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

São 24 metros quadrados com interior bastante elegantes, roupa de cama e banho de primeira linha, lençóis térmicos, banheiro completo com amenities by L’Occitane, e primeiro minibar cortesia (suco, refrigerantes, cerveja, água).

Do lado externo, hidromassagem e lareira ecológica voltados para o visual do Campos de Cima da Serra. Perfeito ambiente para ver o tempo passar em um fim de tarde fresquinho na serra, mas acalentado por uma estrutura tão incrível.

Este é um projeto arquitetônico ousado e diferente de qualquer outra hospedagem do Brasil e do mundo, não tem como não se apaixonar.

*** FAÇA SUA RESERVA AQUI***

Além dos casulos exclusivos e diferentes de tudo o que se vê por aí, a experiência no Parador é completa, de uma noite de sono perfeita, às melhores refeições que se pode encontrar, assunto para abordarmos ao longo desse texto.

Além dos casulos, o Parador Cambará do Sul tem outras categorias de hospedagens que também oferecem uma experiência incrível. Todas elas com café da manhã incluso, além de produtos L’Occitane, cafeteria Nespresso, ar-condicionado e aquecimento, Wi-Fi, TV e Minibar cortesia.

Entre as outras hospedagens estão o Bangalô, Barraca Suíte, Barraca Luxo, Suíte Verbena, Suíte Lavanda e Chalé Camarinhas (uma casa completa, bem linda). Todas elas têm uma decoração única, são extremamente aconchegantes e charmosas. Não vejo a hora de voltar para conhecer outra opção.

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

|Nossa experiência

Nossos dias no Parador Cambará do Sul não poderiam ter sido melhores. Fomos de carro e, apesar de ter um trecho longo de estrada de terra, o caminho é acessível e não pede um veículo 4×4.

Fomos diretamente para a recepção, onde fizemos o check-in e aguardamos por alguns minutos a liberação do nosso casulo. Enquanto isso, um espumante e a vista para os Campos de Cima da Serra. A viagem em si já vale pelo visual e pela experiência em estar em um lugar tão lindo e com uma energia tão especial.

Pouco tempo depois fomos levados até o nosso casulo e que surpresa! As expectativas eram altas, mas foram superadas.

Minha memória olfativa é bastante aguçada, então eu sempre vou lembrar do cheirinho delicioso que senti ao entrar pela primeira vez no casulo.

É difícil acreditar como aqueles 24 metros quadrados foram tão bem aproveitados, criando um espaço amplo e ao mesmo tempo acolhedor. Não tem nada fora do lugar.

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

De dentro do casulo, é ainda mais incrível observar a arquitetura e a proposta da hospedagem, que mescla linhas contemporâneas com detalhes rústicos, valorizando elementos da região e a natureza do entorno.

Passado o primeiro (ótimo) impacto, foi hora de partir para o restaurante Alma e almoçar – assunto para falarmos com mais detalhe em breve.

Caminhamos pelo hotel e curtimos cada cantinho por lá! Quando o sol começou a se pôr, foi um dos momentos mais esperados da estadia: aproveitar a jacuzzi externa e, claro, o quentinho da lareira. Apesar de termos ido no fim de novembro, não pegamos calor e o friozinho do fim da tarde era perfeito para essa programação. Optamos por terminar a noite com room service.

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

No dia seguinte madrugamos – literalmente – para fazer um passeio de balão. Havíamos avisado na recepção que sairíamos cedo, então eles prepararam algumas sacolinhas para o café da manhã com sanduíches, frutas e água.

O voo, inclusive, é indispensável e mais um momento memorável da viagem pela região. Não deixe de fazer!

*** FAÇA SUA RESERVA AQUI***

Como saímos super cedo, pouco antes do almoço já estávamos de volta. Que sorte a nossa, era dia de churrasco campeiro, que acontece exclusivamente todas as quartas e sábados.

O resto do dia foi pelo hotel e repetimos a rotina deliciosa do dia anterior, curtindo cada cantinho desse lugar especial. No jantar, voltamos ao restaurante onde estava sendo servida uma trilogia de sopas. Pedida perfeita após o almoço caprichado.

A parte mais difícil, de fato, é ir embora. Ficou um gostinho de quero mais.

|Gastronomia

O hotel tem o famoso restaurante Alma, com cardápio que valoriza os ingredientes e produtos frescos da terra, do ar e da água, de acordo com cada estação.

O ambiente é delicioso e a gastronomia ainda mais! O restaurante aposta em um menu sazonal, feito diretamente no calor do fogo e à lenha na cozinha gourmet. É possível acompanhar todo o preparo ao vivo.

Toda quarta e sábado, é preparado um churrasco ao ar livre e feito no próprio fogo de chão ao lado do Alma. Vale a pena estar por lá em um desses dias da semana.

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

No almoço, são 7 opções de pratos principais (destaque para o entrecot com ovo estalado e para o risoto da horta). Custa R$ 79 e está incluso uma mesa de antepasto e saladas a vontade. As sobremesas custam R$ 24.

O café da manhã também acontece por lá. É daqueles maravilhosos e com muitas opções. Há uma seleção de pães e bolos frescos produzidos lá mesmo, além de uma grande variedade de produtos orgânicos da região, com queijos e embutidos. Claro que as especialidades da Serra Gaúcha não ficam de fora com geleias e iogurtes. Os pratos quentes são pedidos diretamente na mesa:

Parador Cambará do Sul (Foto: Trip To Follow)

A gastronomia do Parador é assinada pelo chef Rodrigo Bellora, conhecido nacionalmente pelo seu conceito de Cozinha de Natureza, que valoriza a utilização de ingredientes frescos em cada preparo e o trabalho dos produtores locais.

O restaurante tem capacidade para 50 pessoas, também é aberto ao público em geral, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Durante a pandemia, é necessário agendar um horário, inclusive os hóspedes.

|Serviço

Preço: as diárias variam de acordo com a hospedagem e a época do ano. Os preços variam entre R$ 893 e R$ 3159.

Endereço: Estrada do Faxinal, RS-427 – Morro Agudo, Cambará do Sul – RS, 95480-000

*** FAÇA SUA RESERVA AQUI***

Veja mais fotos na galeria abaixo:

#jtg-76650 .item { background-color:#000000; }#jtg-76650 .item:hover img { opacity: 0.5; }#jtg-76650 .item .jtg-social a { color: #ffffff }#jtg-76650 .item .caption { background-color: #ffffff; }#jtg-76650 .item .figc { color: #ffffff;}#jtg-76650 .item .figc .description {font-size: 14px; }#jtg-76650 .item .figc h2.jtg-title { font-size: 16px; color: #ffffff; }#jtg-76650 .item { transform: scale(1) translate(0px,0px) rotate(0deg); }#jtg-76650 .items { width:100%; height:800px; }#jtg-76650 .items .figc p.description { color:#ffffff; }

jQuery(‘#jtg-76650’).modulaGallery({margin: 10,enableTwitter: true,enableFacebook: true,enablePinterest: true,enableGplus: true,randomFactor: 0.5,});jQuery(function () {});

O post Parador Cambará do Sul: como é se hospedar nos casulos apareceu primeiro em Trip to Follow.