Pular para o conteúdo

Conheça as 16 melhores praias de Ubatuba, litoral de SP

default
Conheça as 16 melhores praias de Ubatuba, litoral de SP

Publicado em 09/04/2021 por Tati Sisti

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Ubatuba é uma cidade do litoral norte de São Paulo, a caminho do Rio de Janeiro. Tem mais de 100 km de costa litorânea e mais de 100 praias que agradam todos os tipos de viajantes.

A combinação perfeita do mar, que vai do azul ao esmeralda, com as montanhas transforma alguns cantinhos em um cenário paradisíaco. Muitas das praias ficam em meio à Mata Atlântica, com fauna e flora preservadas. O cenário é de tirar o fôlego. Que tal conhecer as melhores praias de Ubatuba?

Melhores praias de Ubatuba – Praia Vermelha do Norte (Foto: Trip To Follow)

Ubatuba é refúgio daqueles que querem escapar da agitação da cidade grande, mas também acolhe aqueles que querem curtir um bar pé na areia com música ao vivo.

Tem praias praticamente particulares e aquelas badaladas e com comércio. Tem aquelas com mar calminho, mas também muita opção para quem quer surfar.

Leia também:

Nós, do Trip To Follow, adoramos dar algumas escapadas para lá. É, de fato, uma das nossas cidades preferidas do litoral de São Paulo.

Por isso, reunimos as 16 melhores praias de Ubatuba que você precisa conhecer.

|Praia do Félix

Melhores praias de Ubatuba – Praia do Félix (Foto: Trip To Follow)

Uma das nossas favoritas, a Praia do Félix já foi algumas vezes considerada uma das melhores praias de Ubatuba.

A praia é bem tranquila, na maioria dos dias o mar está bem calmo e é cercada por pedras e repleta de peixinhos

Tem alguns poucos quiosques improvisados que vendem pastel, petisco, coco e outras bebidas.  No canto esquerdo está o início da trilha para a Praia das Conchas e, no direito, o caminho que leva até a Praia do Português.

|Praia do Português

Melhores praias de Ubatuba – Praia do Português (Foto: Trip To Follow)

Nossa favorita (está vendo uma prainha bem pequena no alto esquerdo da foto? É ela.)! Ela é tão pequenininha, tão cheia de natureza – cercada por dois paredões rochosos – e tão linda, que toda vez que vamos para Ubatuba, voltamos ao menos um dia nela.

Ela fica no canto direito da Praia do Félix e, para chegar, é preciso fazer uma pequena caminhada pelas pedras que beiram o mar. Por isso, faça esse percurso com muito cuidado e somente quando a maré estiver baixa. Só é possível chegar lá assim, ou por barco.

A praia não possui nenhuma estrutura e, aos fins de semana, costuma ficar cheio. Recomendamos muito que você chegue lá o mais cedo possível para ter a pequena praia inteira deserta.

|Praia do Lázaro

Melhores praias de Ubatuba – Praia do Lázaro (Foto: Trip To Follow)

A Praia do Lázaro fica na região sul de Ubatuba, São Paulo, e a 16 km do centro do município. Ela tem mais de 1km de faixa de areia, mar calmo e muitas montanhas ao redor.

É linda, porém costuma ser uma das mais cheias, principalmente na alta temporada. Lá é possível fazer passeios de banana boat, alugar prancha de stand up paddle e caiaque.

De lá dá para conhecer a Praia Domingas Dias. Ela é acessada pelo lado direito da Praia do Lázaro, basta seguir por uma pequena ponte e virar em uma abertura feita em muro de pedras.

|Praia da Sununga

Melhores praias de Ubatuba – Praia da Sununga (Foto: Trip To Follow)

A Praia da Sununga fica ao lado esquerdo da Praia do Lázaro e também já foi considerada uma das melhores praias de Ubatuba. Nós concordamos!

Ela tem uma curta faixa de areia, ondas mais fortes – praia de tombo -, que atraem praticantes de surf e do skimboard.

A Gruta que Chora fica lá e leva esse nome porque muitas gotas pingam devido a vegetação e a água que escorre nas rochas! O mar ao fundo cria o cenário perfeito.

|Praia Vermelha do Centro

Melhores praias de Ubatuba – Praia Vermelha do Centro (Foto: Trip To Follow)

Essa praia é perfeita para quem está hospedado na região central de Ubatuba. Apesar de sua localização, não é tão cheia considerando que a região tem muitas casas e o acesso é por uma rua de terra.

Ela é muito frequentada por jovens, atletas e surfistas – o mar é perfeito para isso, principalmente no canto esquerdo.

Dependendo da época do ano, é o lugar que abriga o mais belo nascer do sol de Ubatuba.

|Praia do Cedro

Melhores praias de Ubatuba – Praia do Cedro (Foto: Trip To Follow)

A acesso à Praia do Cedro fica na mesma rua sem saída da Praia Vermelha do Centro. Mas, nesse caso, é preciso estacionar o carro e fazer uma pequena caminhada pela natureza (15 minutos).

Por conta do seu acesso, ela é considerada uma praia um pouco mais selvagem. A faixa de areia é curta e divide espaço com pedras grandes que criam um cenário anda mais perfeito.

A praia é perfeita para snorkel e também para quem gosta de acampar.

|Praia de Santa Rita

Melhores praias de Ubatuba – Praia de Santa Rita (Foto: Trip To Follow)

A Praia de Santa Rita está localizada dentro de um condomínio particular, mas o acesso é livre para todos.

Esta é mais uma praia de mar calmo e azul, cercada por casas particulares e um ambiente bastante familiar. Portanto, na alta temporada ou aos fins de semana, é destino certo para muitos turistas, que lotam a faixa de areia.

No canto esquerdo da praia é possível curtir uma pequena piscina natural. Não há quiosques por lá, então prepare alguns snacks.

|Perequê-Mirim

Melhores praias de Ubatuba – Perequê-Mirim (Foto: Trip To Follow)

O mar da praia de Perequê-Mirim é bastante calmo e abriga algumas marinas nas suas extremidades.

No canto esquerdo é possível encontrar o início da trilha que leva até as praias de Santa Rita e Enseada. Já no canto direito, há um pequeno rio (praticamente um córrego) de água doce que desagua no mar.

|Praia Dura

Melhores praias de Ubatuba – Praia Dura (Foto: Trip To Follow)

Apesar de ficar no meio de praias populares – Domingas dias e Brava do Sul -, a Praia Dura é pouco conhecida e pouco frequentada mesmo durante o verão.

Ela tem uma ampla faixa de areia, com cerca de 1,7 km e mar com ondas perfeitas para SUP surf.

Atrás dela fica o Pico do Corcovado, passeio bonito, mas que deve ser feito acompanhado de um guia de turismo. O mar é um pouco mais escuro por conta do Rio Escuro, que desemboca no canto esquerdo da faixa de areia.

|Praia Vermelha do Sul

Melhores praias de Ubatuba – Praia Vermelha do Sul (Foto: Trip To Follow)

A Praia Vermelha do Sul é uma das mais “rústicas” de Ubatuba exatamente por não ter casas pé na areia. Ela é perfeita para praticantes de SUP e caiaque, além de atrair famílias com crianças pequenas. O mar é bem calmo.

Da areia dá para avistar na linha do horizonte um pedaço da Ilha Anchieta, da Praia Dura e da Domingas Dias.

Pela costeira é possível chegar na Prainha Vermelha. Este é um dos destinos mais encantadores da cidade, principalmente por sua preservação e “ares” de praia deserta.

|Praia da Enseada

Melhores praias de Ubatuba – Praia da Enseada (Foto: Trip To Follow)

A Praia da Enseada não estava entre nossas favoritas até descobrirmos um cantinho especial no lado esquerdo. Caminhe até lá, entre em uma pequena trilha e descubra uma micro praia particular entre as pedras e com um visual lindo para a Praia da Enseada em si.

A faixa de areia da Praia da Enseada em si é grande, tem ótima infraestrutura comercial e turística. Não por acaso, é uma das praias mais procuradas na alta temporada.

Sem ondas durante o ano todo, é o ponto perfeito para quem quer praticar esportes aquáticos como SUP.

|Praia do Puruba

Melhores praias de Ubatuba – Praia do Puruba (Foto: Trip To Follow)

A Praia do Puruba é bastante deserta e, não por acaso, está entre nossas favoritas. Para chegar nela, é preciso cruzar o Rio Puruba a nado, de barco ou a pé. Depende muito do volume do rio no dia que você visitar a praia.

Essa combinação, além de formar um visual incrível, garante a possibilidade de você se refrescar na água do mar ou na água do rio. O que você prefere?

A praia tem aproximadamente 1 km de extensão e é classificada como praia de tombo. O mar é cercado por vegetação nativa preservada. Caminhe pelo cruzamento entre o rio e o mar e chegue em uma prainha “particular”. O visual é único.

|Praia do Itaguá

Melhores praias de Ubatuba – Praia de Itaguá (Foto: Trip To Follow)

A Praia do Itaguá se encontra com a Praia do Cruzeiro e as duas formam a orla do Centro de Ubatuba. A praia não tem águas próprias para banho, mas tem um calçadão perfeito para quem quer caminhar e encontrar bons restaurantes e sorveterias.

Ela está no bairro mais movimentado da cidade e suas ruazinhas charmosas reúnem lojas e mais restaurantes. A noite, o centrinho é o lugar mais agitado de Ubatuba.

|Praia do Prumirim

A Praia de Prumirim é uma das com areia mais branca de Ubatuba. Além disso, é considerada uma das praias com o melhor visual do litoral norte de São Paulo. Ela é a porta de entrada para a Ilha do Prumirim – menos de 5 minutos de trajeto de barco.

Nas duas extremidades da praia é possível se refrescar na água doce corrente. No canto esquerdo, é possível fazer uma pequena caminhada pelas pedras e chegar na pequena Praia Canto Itaipu.

A praia de tombo tem ótimos quiosques com cardápios locais.

|Praia Vermelha do Norte

Melhores praias de Ubatuba – Praia Vermelha do Norte (Foto: Trip To Follow)

A Praia Vermelha do Norte é considerada uma das melhores para surf em Ubatuba. Ela é de tombo e pouco indicada para banho, mas é muito bonita e tem ótimos beach clubs, como o Hou Beach Club (camarão na moranga deles é perfeito).

Quando visitar a Praia Vermelha do Norte, aproveite para ir até a Praia do Alto, que tem acesso a partir do canto esquerdo da faixa de areia. A caminhada é de aproximadamente 1 km até o início da trilha e depois, mais 300 metros até a faixa de areia.

No canto direito da Praia Vermelha do Norte fica a Praia Saco da Mãe Maria, com uma pequena faixa de areia e muitas pedras.

|Praia da Almada

A Praia da Almada, além de ser uma das mais bonitas, também é uma das melhores praias de Ubatuba para quem deseja mar tranquilo e boa estrutura.

Essa praia é vizinha da Praia do Engenho – uma escada, um restaurante e uma rocha separam as duas faixas de areia -, onde está o acesso por trilha para a Praia Brava da Almada, mais deserta.

As praias da Almada e Engenho tem uma ONG local que realiza um trabalho de conscientização ambiental.

|Extra! Passeio de barco em Ubatuba

Passeio de barco em Ubatuba (Foto: Trip To Follow)

Uma das melhores formas de conhecer os melhores pontos de Ubatuba é fazendo um passeio de barco. Nós fizemos com a Day Off Ubatuba (@dayoff_ubatuba) e recomendamos muito.

Eles têm diferentes roteiros – inclusive roteiros personalizados -, mas os dois mais tradicionais são o da Ilha Anchieta e da Ilha das Couves.

Nós fizemos o passeio privativo da Ilha Anchieta. A lancha sai do pier do Saco da Ribeira, às 9h, dura aproximadamente 4h30 e tem como destino a Praia do Leste da Ilha.

Demos a volta em toda a Ilha Anchieta (que tem um antigo presídio que pode ser visitado), passa pelo paredão da Pedra do Navio, pela Praia do Leste (ainda na Ilha Anchieta pode descer) e pela Praia do Sul, onde paramos para mergulhar. Praia linda e deserta.

Melhores praias de Ubatuba – Praia do Leste (Foto: Trip To Follow)

Melhores praias de Ubatuba – Praia do Sul (Foto: Trip To Follow)

Seguimos em direção para a Praia das 7 Fontes, local onde não é possível chegar a pé, só por trilha ou barco, e seguimos para a Praia do Flamengo (também só é possível chegar de barco ou trilha). Fizemos mais uma pausa para mergulho com snorkel, é o ponto ideal para ver muitos peixes.

O post Conheça as 16 melhores praias de Ubatuba, litoral de SP apareceu primeiro em Trip to Follow.