Pular para o conteúdo

Casa flutuante de Ilha Grande

default
Casa flutuante de Ilha Grande

Publicado em 23/11/2020 por Tati Sisti

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Fazer uma viagem para um destino de praia e se hospedar literalmente no mar é o melhor dos mundos. Descobrimos que isso é possível em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A Eco Boat House é uma casa flutuante sustentável que descobrimos para a série Caçadores de Airbnb (faça sua reserva aqui).

Gustavo e Michele são os anfitriões. Tem uma “way of life” dos sonhos de muita gente. A vida é no mar, sem raízes fixas, sem CEP nem horário. A casa deles é as vezes na Eco Boat, as vezes no veleiro. Tudo depende da procura pelo Airbnb (que últimamente tem sido alta!). “Saímos parte do ano da casa para alugar e juntar algum dinheiro. Quando conseguimos, fechamos o aluguel e voltamos a morar ali até o dinheiro acabar”, explica Gustavo.

JÁ SEGUE O TRIP TO FOLLOW NO INSTAGRAM? @TRIPTOFOLLOW

Gustavo trabalhava com futebol, na comissão técnica, e Michele era modelos. Os dois se conheceram há um ano e meio, se casaram em 3 semanas e, desde então, vivem a vida da forma mais leve o possível, sobre as ondas, e com muitas histórias para contar.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Trip To Follow (@triptofollow)

Michelle já está no mar há 11 anos. Como Gustavo mesmo diz, ela é “marinheira de verdade”. Ele, apesar de surfar e mergulhar sempre, assumiu essa nova vida no mesmo instante em que conheceu Michele. “Não temos raízes. A casa é nosso amor e nosso trabalho”, disse Gustavo.

Leia também:

Não demorou muito para eles encontrarem um cantinho para chamar de casa e, por que não, dividir essa experiência com desconhecidos, mas que também procuram uma fuga no mar, mesmo que seja para poucas noites.

Eco Boat House, em Ilha Grande (Foto: Trip To Follow)

A Eco Boat era muito procurada por gringos e, com a pandemia, caiu ainda mais no gosto dos brasileiros. Boa notícia para os anfitriões, que conseguem se aproximar ainda mais dos hóspedes, batem um bom papo e trocam experiências. Afinal, que brasileiro não gosta de um approach mais caloroso, né?

|Onde fica Ilha Grande

Ilha Grande é uma ilha localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, integrante do município de Angra dos Reis. Fica de frente para Paraty, Mangaratiba e Angra dos Reis. Ela faz parte da Costa Verde, trecho que liga o litoral paulista ao litoral fluminense.

Não existem balsas para fazer o transporte até, ou seja, não é possível chegar a Ilha Grande com o seu carro. Mas não se preocupe, há muitas opções (e preços) de táxi boat.

Ilha Grande, como o próprio nome diz, é grande! São 193 km² de belezas naturais únicas, com mais de 100 praias e dezenas de ilhas menores e paradisíacas.

A Eco Boat House, obviamente, fica em um lugar privilegiado com mar e muita Mata Atlântica ao redor.

Eco Boat House, em Ilha Grande (Foto: Trip To Follow)

|A Eco Boat House

A experiência é “sem vizinhos”, no máximo um ou outro barco ancorado nas proximidades. Não por acaso que em agosto, o próprio Airbnb selecionou o Eco Boat House como um dos melhores lugares para curtir a natureza perto de casa e manter o isolamento.

Na época, a plataforma observou um aumento de 150% na participação da procura por casas de campo e em cidades menores de praia a até 300 km dos centros urbanos. Cidades que não necessariamente faziam parte do roteiro turístico tradicional se destacam e Ilha Grande é uma delas.

A casa tem seu charme e características únicas. Como o próprio Gustavo dis, eles a personalizaram muito para pessoas fossem atrás da história deles. E de fato isso acontece. Não, você não vai encontrar porta-retratos ou objetos pessoais dos donos, mas sim itens que mostram o estilo de vida que eles escolheram levar.

Eco Boat House, em Ilha Grande (Foto: Trip To Follow)

Não por acaso você vai encontrar inserido na decoração cilindros de mergulho, chapéus, plaquinhas com mensagens “good vibes”, conchas e corais, quadros de barcos, miniaturas de farol e embarcações, plantas, etc.

A casa, como comentei, é flutuante e ecológica. Ela tem um deck exterior de 50 metros e 50 metros de área construída. Todos os cômodos são integrados, quarto, sala e cozinha. O quarto tem uma cama de casal – com jogo de cama, você não precisa se preocupar -, mas a melhor parte é o chão: de vidro e que permite você ficar olhando os peixinhos passarem. Quer aquário natural melhor que esse? Me lembrou as Maldivas!

Eco Boat House, em Ilha Grande (Foto: Trip To Follow)

A sala tem uma mesa com duas cadeiras que obviamente você pode levar para o deck nos dias de sol e fazer uma refeição ao ar livre. A cozinha é muito bem equipada com todos os utensílios necessários para que você consiga preparar suas refeições sem ter que sair de lá.

Ateliê Café, em Ilha Grande (Foto: Trip To Follow)

A casa tem eletricidade, claro, mas chuveiro com água apenas fria – vale destacar a janela que fica ao lado do chuveiro, tem uma vista linda! O vaso sanitário é ecológico e todos os resíduos são tratadas antes de serem lançados o mar.

A Eco Boat House é equipada com 2 painéis solares de 140 watts e tomadas para carregar celulares, câmeras e computadores.

Eco Boat House, em Ilha Grande (Foto: Trip To Follow)

Ela fica a 200 metros da praia do Abraão (centro da Ilha Grande). O acesso é feito somente de barco, prancha de remo ou caiaques. O anfitrião é responsável pelo traslado de ida e de volta, mas os hóspedes também podem usar o caiaque que fica à disposição na casa, caso queira ir para terra firma jantar ou passear.

Você deve estar se perguntando: mas a casa não balança? A resposta é sim, mas muito pouco! Isso porque ela fica com seis poitas e três âncoras, responsáveis por deixar a casa muito estável. Não precisa se preocupar, não vai parecer que você está navegando!

A melhor parte da casa, sem dúvidas, é a área externa, com balanço e redes, lugar perfeito para quem quer tomar sol ou passar o dia inteiro no mar. A outra porta/janela da casa vai literalmente para a água. Cantinho perfeito para mergulhar.

|Nossa experiência na Eco Boat House

Eu estava há algum tempo procurando outra casa flutuante (depois de visitarmos o Altar, em Joanópolis, e ter me encantado). A Eco Boat House foi uma surpresa, pois juntou casa flutuante e mar. Não poderia ser melhor, certo?

A experiência de hospedagem na Eco Boat House começa no Ateliê Café, um café na beira do mar, na Vila do Abraão, pertinho de onde sai o barco para o traslado. Gustavo geralmente recebe os hóspedes lá, onde tem a oportunidade de bater um papo, contar um pouco sobre a casa e dar dicas locais. Ah, o café é por conta dos anfitriões!

Ateliê Café, em Ilha Grande (Foto: Trip To Follow)

Dali partimos o táxi boat e finalmente chegamos na casa flutuante. Nós não pegamos tempo firme durante nosso tempo por lá, mas conseguimos aproveitar muito!

Preparamos algumas refeições simples, fizemos um café da manhã do lado de fora e também saimos. Ficamos com vontade de comer uma pizza durante a noite, mas o mar não estava para peixe. Tinha muito vento então preferimos chamar um táxi boat para nos levar até Abraão. Gustavo nos passou um contato e dependeu de nós a negociação. Geralmente cobram bem caro esse percurso, principalmente durante a noite. Então negocie bem preços e horários.

Ateliê Café, em Ilha Grande (Foto: Trip To Follow)

Na segunda manhã, quando a chuva deu uma trégua, foi perfeito para darmos uma voltinha de caiaque. Eu, na verdade, fui sozinha enquanto o Gabriel colocava o drone para voar. A casa fica ancorada em um lugar lindo, perto de uma pequena ilha com uma prainha. Vale a pena ir até lá e curtir o momento.

Achei a casa muito confortável, apesar de um pouco fria durante a noite. Vale lembrar que demos azar com o clima e pegamos dias mais frios. Mas nada insuportável, ok? Os anfitriões deixam um cobertor quentinho por lá e foi o suficiente.

Ateliê Café, em Ilha Grande (Foto: Trip To Follow)

A experiência em si vale muito a pena. É como estar em um barco – tem um leve balancinho -, mas com toda a estrutura básica e confortável de uma casa.

Recomendo ao mínimo duas noites por lá e mais algumas em outros lugares da ilha, assim você consegue fazer os passeios outros dias e aproveitar ao máximo suas horas na casa flutuante… e no mar!

|O que fazer em Ilha Grande

Ilha Grande tem um mar de opções e atrações.  O local é para amantes de natureza, desde os que preferem passar o dia em uma praia até aqueles que procuram por trilhas, mergulhos e cachoeiras.

Algumas praias não podem ficar fora do roteiro de quem vai para Ilha Grande pela primeira vez. Entre elas estão a Praia de Lopes Mendes, do Aventureiro e Praia do Pouso – nossas favoritas.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Trip To Follow (@triptofollow)

Um passeio de barco, claro, também vai deixar sua viagem ainda melhor. São diversas opções de roteiros, mas recomendamos a “volta a Ilha”. Fizemos com a Ilha Grande Marina Tour e passamos em frente às 106 praias e descemos em algumas delas. Passeio completo!

A Vila do Abraão, claro, muito provavelmente vai ser o seu ponto de hospedagem. São muitas opções, além de ser o centrinho da Ilha Grande com muitas opções de restaurantes, lojinhas etc. De lá também saem os barcos e lanchas das agências que fazem passeios, além dos táxi boats que te levam para um ponto específico da Ilha (tipo a Praia de Lopes Mendes).

Em breve vamos publicar um guia completo de Ilha Grande por aqui.

|Reserva e preço

Você pode alugar a Eco Boat House pelo site do Airbnb, neste link. Por lá você também consegue acompanhar as datas disponíveis.

O valor da diária pode variar entre R$ 488 e R$ 979, dependendo da data escolhida, se você escolher se hospedar durante a semana ou durante o fim de semana. Ótimo custo-benefício considerando a casa flutuante em si, a experiência que ela oferece e os preços da cidade. É preciso selecionar ao menos 2 noites para conseguir fazer a reserva.

Aproveite para falar que você conheceu a Eco Boat House aqui pelo Trip To Follow! Tenho certeza que eles vão caprichar no desconto!

Eco Boat House, em Ilha Grande (Foto: Trip To Follow)

ASSISTA AOS STORIES DA NOSSA VIAGEM PARA ILHA GRANDE: PARTE 1PARTE 2PARTE 3

Esse é mais um conteúdo da nossa série CAÇADORES DE AIRBNB.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

#jtg-59528 .item { background-color:#000000; }#jtg-59528 .item:hover img { opacity: 0.5; }#jtg-59528 .item .jtg-social a { color: #ffffff }#jtg-59528 .item .caption { background-color: #ffffff; }#jtg-59528 .item .figc { color: #ffffff;}#jtg-59528 .item .figc .description {font-size: 14px; }#jtg-59528 .item .figc h2.jtg-title { font-size: 16px; color: #ffffff; }#jtg-59528 .item { transform: scale(1) translate(0px,0px) rotate(0deg); }#jtg-59528 .items { width:100%; height:800px; }#jtg-59528 .items .figc p.description { color:#ffffff; }

jQuery(‘#jtg-59528’).modulaGallery({margin: 10,enableTwitter: true,enableFacebook: true,enablePinterest: true,enableGplus: true,randomFactor: 0.5,});jQuery(function () {});

O post Casa flutuante de Ilha Grande apareceu primeiro em Trip to Follow.