Pular para o conteúdo

O que é inovar nos negócios?

O que é inovar nos negócios?

Os empreendedores e empresários vivem sob pressão constante pelos resultados e por inovar. Mas o que é essa tal inovação que muitos almejam mas apenas alguns conseguem promover de forma evidente? Muitas vezes a inovação está no detalhe, faz parte daquele momento em que você se desprende de um cenário problemático, aparentemente sem saída, e usa os recursos que estão à disposição para oferecer uma resposta que vai te tirar desse beco sem saída.

“O poder da decisão é inovador”, afirma Diego Barreto, vice-presidente de estratégia no iFood. Segundo ele, a inovação está intimamente relacionada com a capacidade do gestor de tomar decisões importantes na hora certa. Isso só ocorre quando a análise dos dados à disposição da empresa é feita de forma coerente, permitindo que a empresa possa traçar uma nova estratégia para o contexto em que está inserida.

“O Magalu nasceu como uma empresa tradicional do varejo e fez, talvez, a principal transformação de modelo de negócios da história do varejo brasileiro. De onde vem isso? Da decisão de entender que o marketplace é uma necessidade para o modelo de negócios. E mais: de abrir a plataforma para terceiros. O marketplace não foi inventado pelo Magazine Luiza, não foi criado numa lógica que ninguém mais sabia. O Magalu executou bem. A inovação está na decisão de redefinir o modelo de negócios”, exemplifica Barreto.

Na entrevista ao Sociedade Digital, Diego Barreto também mostrou um otimismo enorme com o ecossistema empreendedor brasileiro. Segundo ele, há um conjunto de ações em andamento que estão eliminando as barreiras para que os empreendedores tirem as ideias do papel e se tornem opções viáveis para os consumidores.

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: