Pular para o conteúdo

LG encerra fabricação de smartphones

LG encerra fabricação de smartphones

Em comunicado enviado ao mercado neste domingo (4), a LG informa que está oficialmente deixando o mercado global de smartphones. O anúncio não é novidade para quem acompanha o setor e observa já há algum tempo a empresa se esforçar para aumentar os 2% de market share cada vez mais ameaçados pelo crescimento expressivo da participação de fabricantes chinesas de smartphone.

No comunicado, a LG afirma que a divisão de smartphones acumulou prejuízo de US$ 4,1 bilhões nos últimos cinco anos. Foram vários os rumores no mercado, da terceirização da produção até a venda da divisão de celulares, mas optou-se pelo encerramento das atividades para “fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico”.

Até poucos anos atrás, a LG brigava por uma posição de destaque no mercado de smartphones principalmente com Samsung, mas já enfrentava desvantagem nessa disputa. Com o passar do tempo e o aumento da participação de empresas chinesas, como Huawei e Xiaomi, no mercado global, a pressão sobre a LG aumentou bastante. Já estava aceso um importante sinal de alerta indicando que uma correção de rota precisaria ser feita.

A LG afirma que prazos de garantia, atualizações de software e suporte para produtos existentes continuarão a ser fornecidos de acordo com as leis e regulamentos locais. Sobre a fábrica brasileira, em Taubaté, no interior de São Paulo, possivelmente o encerramento da produção de celulares fechará postos de trabalho relacionados a essas linhas.

Abaixo, a íntegra do comunicado:

POSICIONAMENTO OFICIAL LG

Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020.

Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico.

Como uma companhia que valoriza profundamente a contribuição de cada funcionário, cliente e parceiro LG, nós comunicaremos de forma aberta e transparente durante este processo, buscando uma abordagem justa e pragmática, enquanto atendemos as obrigações jurídicas.

É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes e parceiros que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio.

A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: