Pular para o conteúdo

Instagram vai ocultar número de curtidas em postagens de usuários brasileiros

Instagram vai ocultar número de curtidas em postagens de usuários brasileiros

Não se assuste se, a partir de hoje, você não encontrar mais o número de pessoas que curtiram foto ou vídeo que aparece na sua timeline do Instagram. Será assim a partir de agora: apenas o dono do perfil terá acesso ao número total de curtidas em suas publicações. Para os demais, apenas o conteúdo da postagem e os comentários estarão visíveis.

O Instagram anunciou a novidade dizendo que a expectativa é que as pessoas “se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem.” A rede social quer estimular uma mudança de comportamento que leve a um ambiente menos competitivo, gerado por uma busca constante de likes e por mais atenção, mais audiência. Segundo eles, o objetivo é permitir que as pessoas “foquem menos nas curtidas e mais em suas histórias.”

A mudança será gradativa, não será implementada para todos os usuários brasileiros de uma só vez. E o resultado será esse:

O Instagram já promoveu um teste parecido no começo deste ano, no Canadá, e coletou resultados positivos, segundo apontou em nota. A ideia é que ampliando essa experiência para outros mercados – como o Brasileiro – seja possível entender o que muda na rotina dos usuários com essa alteração. Além disso, sabe-se que as plataformas têm sido cobradas pelos efeitos do excesso de tempo gasto dentro das timelines e precisam responder a isso.

Em um primeiro momento, não é possível medir o efeito prático da mudança para influenciadores e marcas. E é igualmente misterioso saber o comportamento dos usuários na hora de reagir a uma postagem sem o estimulo do alto número de curtidas. Talvez a experiência proposta pelo Instagram nos ajude a entender um pouco do “efeito manada” nas redes sociais.

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: