Pular para o conteúdo

Facebook leva produtores de conteúdo para dentro da timeline

Facebook leva produtores de conteúdo para dentro da timeline

FB INSTANT ARTICLES 1O que antes era uma briga que parecia não ter fim, hoje parece ser o começo de uma aproximação. Facebook e o mercado editorial estão juntos agora num projeto chamado Instant Articles. Jornais e revistas terão conteúdo publicado diretamente na timeline da rede social e as reportagens poderão ser lidas e assistidas diretamente da plataforma, sem que o usuário seja redirecionado para o site do veículo.

O Instant Articles é uma tentativa das empresas de conteúdo para reverter a queda na audiência e tentar impulsionar o faturamento com publicidade. De acordo com o Wall Street Journal, 100% da receita com anúncios serão das empresas e, caso o Facebook seja o responsável pela venda, a rede social fica com 30% do valor. Um bom negócio.

Por enquanto, o Instant Articles está disponível apenas para Iphone, funcionando em caráter experimental, mas em breve será liberado para usários do Facebook que estão em outros sistemas operacionais, como o Android. FB INSTANT ARTICLES 4

Inauguram a parceria o jornal The News York Times, a revista National Geographic, a NBC News e o BuzzFeed. A escolha dos parceiros foi proposital, uma vez que são campeões em compartilhamento de conteúdo dentro do Facebook. Outros veículos como The Atlantic, The Guardian, BBC News, Der Spiegel e Bild devem integrar a plataforma em breve.

Quem experimentou a novidade, que estreou nesta quarta-feira, sentiu a diferença principal: o conteúdo abre muito mais rápido e carrega mais facilmente na timeline do Facebook do que quando o aplicativo da rede social remete o usuário para o site de origem da notícia.

Agora devemos esperar pelo avanço do Instant Articles e acompanhar as reações dos produtores de conteúdo. Antes o Facebook era tido como uma ameaça, agora é encarado como um parceiro que pode trazer benefícios. De um modo ou de outro, esse é apenas mais um caminho proposto para a produção – com audiência e lucros – de conteúdo jornalístico de qualidade na internet, uma discussão tão antiga quanto a própria rede.

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: