Pular para o conteúdo

Facebook faz mudança nos vídeos para garantir mais segurança

Facebook faz mudança nos vídeos para garantir mais segurança

Facebook - vídeosNeste ano, diversos sites deixaram de utilizar o plugin do Flash para rodar vídeos, jogos ou mesmo anúncios. Esse movimento já era esperado por causa dos problemas de compatibilidade com alguns navegadores, falhas de segurança, e desempenho ruim das páginas que utilizam o plugin.

No começo do ano o YouTube mudou para a tecnologia HTML5, e agora, em dezembro, o Facebook fez o mesmo. Dá para dizer que demorou bastante para essa mudança ocorrer, especialmente se lembrarmos que a rede social já exibia os vídeos nos iPads e iPhones usando HTML5 há bastante tempo. A explicaçãopara isso, segundo a rede social, é que havia muitos desafios para a compatibilidade com diferentes plataformas.

O HTML5 é a linguagem de programação para a apresentação de conteúdo na WEB, e abandona a necessidade de incorporar ferramentas de terceiros, como o Flash no caso da reprodução de vídeos, anúncios e jogos.

Mas o que muda na sua vida? Os vídeos vão continuar sendo exibidos como antes, então por que trocar? A avaliação do especialista em TI da Teks Flash Informática, Daniel Souza, é que o histórico de vulnerabilidades do Flash faz com que a troca pelo HTML5 garanta ao usuários uma navegação mais segura, além disso, o usuário se beneficia com a troca do Flash pelo HTML5 porque “agora os vídeos vão carregar mais rapidamente e não vão exigir tanto processamento”.

No caso do Facebook, além da decisão se basear em critérios de segurança, há também um interesse claro em melhorar a experiência dos usuários. Isso porque hoje o foco da rede social é a reprodução de vídeos carregados diretamente na plataforma e não mais o compartilhamento de links de terceiros, como o YouTube. Para ter uma ideia da importância dos vídeos para o Facebook basta saber o número de vizualizações: 8 bilhões por dia.

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: