Pular para o conteúdo

Amazon começa testes da Alexa em português

Amazon começa testes da Alexa em português

Um passo importante para o mercado de assistentes por voz foi dado nesta segunda-feira. A Amazon enviou um convite para um pequeno grupo de usuários testar o seu serviço em português. Isso significa que a Alexa começará a caminhar para fazer frente ao domínio do Google Assistant e da Siri nesse setor.

Na mensagem enviada aos usuários, a Amazon faz o convite para “uma oportunidade exclusiva de ajudar a desenvolver a experiência que estamos criando para a Alexa da Amazon, no Brasil”. Os interessados em participar da demo vão receber da gigante do comércio eletrônico a caixinha de som inteligente Amazon Echo.

Assim como o Google Assistant, a Alexa permite que buscas e compras sejam feitas por meio do comando de voz. O sistema do Google já funciona no Brasil, em português, há pelo menos dois anos e contou com toda a base de celulares Android como ponto de partida para o estimulo aos usuários adotarem o assistente.

“A Alexa oferecerá um conjunto limitado de recursos, mas novas funcionalidades serão incluídas ao longo do período de testes. Pedimos que tenha paciência. Nesse período a Alexa nem sempre entenderá o que você falar, ou responderá da maneira esperada. No entanto, esperamos que experimente os novos recursos à medida que nossas equipes de desenvolvimento os disponibilizarão em português para a Alexa”, diz o e-mail convite.

O período de testes iniciado pela Amazon é fundamental para que algumas particularidades da língua portuguesa possam ser compreendidas pelo sistema de Inteligência Artificial. Esse processo de aprendizagem é normal e tem finalidade dupla: o entendimento da língua em termos de entonações e sotaques e também o aprendizado sobre o usuário que está operando um determinado dispositivo.

Os testes anunciados pela Amazon não têm duração prevista. Este outros detalhes não foram divulgados pela companhia, que vem fazendo investimentos importantes no mercado brasileiro.

 

 

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: