Pular para o conteúdo

Já fez check-up da saúde bucal?

Já fez check-up da saúde bucal?

Muito se fala na saúde sob vários aspectos. Mas devemos lembrar também da saúde bucal. Uma iniciativa da Abimo – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos- traz o assunto em pauta, por mais um ano, com a campanha Sorrir Muda Tudo, para conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

Hoje, vamos abordar o porquê do check-up no dentista é tão importante:

  • Além de fazer a higienização e ver se há algum problema visível para ser resolvido, o dentista pode avaliar o histórico familiar e ver se na família alguém teve problema bucal como perda de dentes, doença periodontal, diabetes, problemas cardíacos e câncer entre outras doenças que podem prejudicar a saúde dos dentes.
  • Com base no mapeamento familiar, e no exame clinico bucal o dentista vai saber se há uma predisposição genética para perda de dentes ou outras doenças e cuidar a prevenção delas.
  • Para completar o diagnóstico o profissional poderá pedir alguns exames como radiografia panorâmica, tomografias bucais, e até eletromiografia para avaliar como estão trabalhando os músculos da face.
  • Mudar o estilo de vida iniciando com os cuidados á cavidade oral, pois esta parte do corpo é responsavel pela mastigação, fala e reações psicoemocionais traduzidas pelo Nosso Sorriso.