Os apresentadores foram Kevin Hart e o ator Dwayne Johnson. Entre os homenageados da noite tivemos Will Smith, que levou pra casa o Generation Award e Melissa McCarthy com o Comedic Genius Award. Melissa é a primeira mulher a receber este prêmio, e em seu discurso ela falou de outras comediantes incríveis que poderiam ter ganho a homenagem, algumas como Whoopi Goldberg, Julia Louis-Dreyfus, Diane Keaton, e Bette Midler. Melissa dedicou o prêmio à sua mãe.
Se não rolou Oscar para Star Wars, no prêmio da MTV o filme Star Wars: O Despertar da Força foi o grande vencedor, indicado a 11 categorias, levou 3 prêmios para casa: Filme do Ano, Melhor Vilão – Kylo Ren (Adam Driver) e Revelação para Rey .

O filme Deadpool premiou Ryan Reynolds como Performance em uma Comédia, ele também venceu em Melhor luta, pela cena de combate entre Deadpool e Ajax (Ed Skrein) – Deadpool. Agora a categoria de drama ficou mesmo para Leonardo DiCaprio, que também foi reconhecido pelo já oscarizado papel de O regresso. Leo faltou à cerimônia, mas Reynolds recebeu o prêmio e não deixou de agradecer sua mulher Blake Lively, dizendo: Tudo que eu faço, especialmente o sexo, é para fazê-la rir. Outra ausência sentida foi Jennifer Lawrence, que também levou prêmio, o de Melhor Heroína por  Jogos Vorazes: A Esperança— Parte 2.

Melhor atuação feminina foi para Charlize TheronMad Max: Estrada da Fúria e Melhor atuação masculina ficou para Chris Pratt – Jurassic World, que também faturou Melhor performance em filme de ação.
Como Melhor atuação virtual venceu Amy Poehler, por dublar Alegria em Divertida Mente.

Como Melhor filme baseado em história real: venceu Straight Outta Compton: A História do N.W.A. Melhor documentário ficou para Amy
O Melhor elenco ficou para A Escolha Perfeita 2, que também faturou a categoria Melhor Beijo, entre os atores Rebel Wilson & Adam DeVine.


E os loks da noite?

Obama, Simon Cowell e o ponto final da saga de American Idol Mais um empolgante trailer de Esquadrão Suicida