Rubens Ewald Filho morreu ontem aos 74 anos, no Dia do Cinema Brasileiro. Ele estava internado desde o dia 23 de maio, quando desmaiou por uma arritmia cardíaca e sofreu uma queda em um shopping de São Paulo. O corpo do jornalista e crítico de cinema será velado até as 15 horas na Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, na Zona Sul de São Paulo.  O enterro será no Cemitério dos Protestantes as 16h.

Além de ser um dos mais importantes críticos de cinema do Brasil, também escreveu, por exemplo para novelas.  Seu primeiro trabalho foi Éramos seis, adaptação para a TV Tupi do romance de Maria José Dupré,  que escreveu em parceria com Sílvio de Abreu. No ano seguinte, foi para a TV Globo e escreveu Gina. Também é autor de Drácula, Uma História de Amor, Iaiá Garcia e Casa de Pensão, entre outras. Também dirigiu peças no teatro: O Amante de Lady Chatterley, Querido Mundo e Doce Veneno.

Nos anos 1970, começou a se dedicar ao cinema, primeiro como ator e depois, como roteirista. Em 1977, escreveu Dicionário de Cineastas, obra de referência para os críticos do ramo. Trabalhou na Rede Globo, Tv Tupi, SBT, Grupo Record, RedeTV!, TV Cultura, revista Veja , aqui na Jovem Pan e na Folha de S. Paulo.

Muitos o conheciam por comentar as cerimônias do Oscar, desde 1983. Começou pela Globo, passando pelo SBT e até este ano, pela TNT. Não através dos comentários ao vivo, mas participando da cobertura na internet.

Em 2018, uma polêmia pontuou a transmissão da premiação, quando o crítico se referiu à uma atriz transgênero, Daniela Vega, dizendo:

“Essa moça, na verdade, é um rapaz”.

Mais tarde, em entrevista a VEJA, o crítico afirmou ter se confundido com “termos técnicos de expressão, mas nunca, em hipótese alguma, uma atitude sexista e transfóbica”. Muitos imaginaram que esse fato teria gerado seu afastamento da TNT, o que não aconteceu. além de participar pontualmente do Oscar 2019, este ano, Rubens Ewald Filho estava ativo no canal do YouTube da TNT. Em Rubens Responde, o crítico interagia com a audiência falando sobre filmes e bastidores de Hollywood.

Relembre a participação de Rubens no Morning Show:

 

Acusados por incêndio na boate Kiss vão a júri popular Euphoria: associação de pais pede que HBO pare de exibir a atração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.