Neste sábado, um tsunami atingiu praias do sul da ilha de Sumatra e do extremo oeste de Java, na Indonésia. As ondas gigantes foram provocadas pela erupção do vulcão Anak Krakatoa. A explicação é de que o tsunami possa ter sido provocado por um aumento repentino da maré, em função da lua cheia, combinado com uma avalanche no fundo do mar após a erupção do Anak Krakatoa.
Até agora foram encontrados mais de 420 mortos e cerca de 1,4 mil feridos. Chove na região e por isso o trabalhos de resgate estão bastante dificultados.
A população não foi avisada pois a Indonésia não tem sistemas de alerta para atividade vulcânica. O governo do país já admitiu falhas como a ausência ou falta de manutenção das boias que serviriam para detectar sinais de elevação do nível do mar. Outro detalhe: os alarmes antiterremoto não foram acionados porque não houve tremor de terra.
Hoje, o governo da Indonésia retomou a busca das 154 pessoas desaparecidas. Mais de 16 mil estão desalojadas. Recursos como água potável e medicamentos são insuficientes, e se fala de uma possível crise sanitária.
Uma imagem chocou a internet neste final de semana. A chegada de uma onda gigante em meio a apresentação da banda Seventeen, que faziam um show em um resort de uma praia na ilha de Java. O baixista da banda e um roadie morreram.
Saturday night in Tanjung Lesung Beach, Anyer, #Indonesia. The band Seventeen was in stage when tsunami hit without warning. At least 168 reported dead. #IndonesiaTsunami
pic.twitter.com/AV3H1o2RnA— Jon Williams (@WilliamsJon) December 23, 2018
https://www.instagram.com/p/BrtX9T6Bjc3/
Deixe uma resposta