Muitos artista se manifestaram através de suas redes sociais mostrando indignação e tristeza pelo rompimento de mais uma barragem no estado de Minas Gerais. A dupla internacionalmente conhecida, OSGÊMEOS, composta pelos artistas brasileiros Gustavo e Otávio Pandolfo postou uma imagem de uma obra já usada para falar de Mariana e que simboliza bem os dois episódios. A família soterrada pela lama, animais mortos, o Brasil televisionado afundando, e o balde que despeja a sujeira nas mãos do empresário de olho no dinheiro. Quando da postagem sobre Mariana, legendaram:

“Até quando vamos viver dessa maneira, nesse descaso?? A corrupção impera, o abandono em todos os setores é gritante, o governo não tem a menor consideração pela natureza nem pelo seu povo e agora mais uma tragédia de dimensões absurdas. Basta!!! Quanto vale a vida do ser humano?? Estamos caminhando para a desordem e retrocesso.”

Outros replicaram a obra para simbolizar o que sentiam em relação ao acontecido, como Neymar e Fátima Bernardes:

Gisele Bündchen, ativista ambiental, publicou uma foto sua rezando pelas vítimas do desastre, além de uma imagem com endereços para doações.

“É muito triste que um desastre como este esteja acontecendo novamente. Meu coração está apertado e estou aqui rezando para todas as famílias afetadas pela tragédia em Brumadinho”

Apesar de muitos elogios, a foto em que ela usava um véu verde e as mãos em sinal de oração, não pegou bem para algumas pessoas:

“A causa é nobre, mas esse cosplay de Virgem Maria é tosco“

A modelo postou outras duas imagens: um antes e depois do avanço da lama e uma lista de pontos de recolhimento de doação. Todas foram removidas do perfil da modelo.

A ex-BBB Ana Paula Renault , que é de Belo Horizonte, está organizando um mutirão para ajudar a população da cidade, pedindo água, alimentos não perecíveis, colchões e produtos de higiene pessoal. A atriz e apresentadora Maisa Silva, pediu ainda por doação de sangue para os hospitais da capital mineira. Alguns artistas ressaltaram a questão do crime ambiental, como Bruna Marquezine:

Também se manifestaram Paloma Duarte, Debora Falabela, Thaila Ayala, Elba Ramalho, Letica Spiller, Fernanda Paes Leme, Giovanna Ewbank, Maria Gadú e Bruno Gagliasso:

O padre Fabio de Melo publicou uma imagem de um papel amassado com a frase:

“Vale, Vale, o teu vale é de lucros. O do povo é de lágrimas.”

Do mundo da música, o sertanejo Gusttavo Lima se manifestou, assim como Wesley Safadão e Anitta que utilizaram a rede social para divulgar locais de coleta de alimentos, roupas e água pelo Brasil. Anitta criticou a ausência da consciência ambiental dos mais ricos:

“Eu acho que o ser humano não está dando o valor real que o meio ambiente precisa. Por enquanto, infelizmente, a maioria de quem está se prejudicando são as pessoas de classe média baixa e de menor poder aquisitivo. Só que o planeta Terra e um só e todo mundo mora nesse planeta. Uma hora vai ser ruim para todo mundo. Uma hora não vai ser só quem mora em área de risco que vai se ferrar. Nesse momento, que a natureza realmente resolver cobrar essas conta, não vai importar se é grande empresário, se você tem dinheiro ou não. Vamos cuidar do meio ambiente”

O padre Fabio de Melo publicou uma imagem de um papel amassado com a frase:

“Vale, Vale, o teu vale é de lucros. O do povo é de lágrimas.”

 

Para os holandeses, não Damares Brumadinho: entenda por que foi crime ambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.