aquarius

Já falei aqui da 69ª edição do Festival de Cannes, que acontece entre 11 e 22 de maio. Inclusive com detalhes do novo filme de Woody Allen, a comédia romântica Café Society, com Kristen Stewart, Steve Carell e Jesse Eisenberg.
A novidade de hoje é que teremos um filme brasileiro na mostra competitiva que tem júri presidido pelo diretor australiano George Miller (Mad Max). Aquarius, do diretor Kleber Mendonça Filho concorrerá à Palma de Ouro, e integra o listão que conta com filmes como Julieta, de Pedro Almodovar, The Last Face, dirigido por Sean Penn e Paterson , de Jim Jarmusch, entre outros.
Aquarius é o segundo longa-metragem do diretor Kleber Mendonça Filho. Seu primeiro foi O Som ao Redor (2012), que chegou a ser escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2014, mas acabou ficando fora da lista na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Desta vez a narrativa parte da vida de uma escritora viúva de 65 anos chamada Clara, e interpretada por Sonia Braga. Ela tem um poder, o de viajar no tempo. Participam do elenco Pedro Queiroz, Humberto Carrão e Paula de Renor. Assim como O Som Ao Redor, Aquarius foi filmado no Recife.

Curiosidade: O último filme de um brasileiro a concorrer à Palma de Ouro foi Na Estrada, produção internacional de Walter Salles falada em inglês, no ano de 2012.

Na-estrada-Walter-Salles

Na seleção oficial do Festival de Cannes 2016 temos outro brasileiro, na categoria curta-metragem. A Moça que Dançou com o Diabo, do diretor João Paulo Miranda Maria.

Ei, jornalistas! Nova comédia de Ricky Gervais é para vocês... E pra gente também ;) Lá vem mais um filme de Peter Pan