american idol
Você sabe, não é? Esta, a 15ª temporada é a última do reality American Idol. O primeiro aconteceu em 2002, o programa pegou e chegou a registrar 31 milhões de espectadores por episódio.

O programa ainda é apresentado por Ryan Seacrest, e hoje soma como jurados Jennifer Lopez, Keith Urban e Harry Connick Jr. Ellen DeGeneres chegou a ser jurada do programa, na nona edição.A cantora Paula Abdul foi uma das mais polêmicas, e esteve nas oito primeiras temporadas. Simon Cowell fez suas duras críticas até a 9ª temporada.

A 15ª temporada está em exibição no Brasil, o último episódio vai ao ar nesta quinta, às 19h, no canal Sony.

finalistas

Os finalistas são La’Porsha Renae, Dalton Rapattoni e Trent Harmon. A final do reality apresentará uma retrospectiva, com os jurados antigos e atuais e participantes. Simon Cowell, Paula Abdul e Randy Jackson participarão com histórias inéditas da trajetória do programa. Estão previstas performances de vendedores Kelly Clarkson, Carrie Underwood e Jennifer Hudson.

E por falar nelas… Vamos relembrar as outras temporadas?

Não podemos negar que muitos nomes da música foram realmente lançados para o sucesso pelo American Idol, como por exemplo a primeira vencedora Kelly Clarkson, que chegou ao primeiro lugar das paradas da Billboard, e por enquanto já contabiliza sete álbuns de estúdio. Seu primeiro, logo após o reality e chamado Thankful (2003), vendeu 2,7 milhões de cópias só nos Estados Unidos. O seguinte, Breakaway chegou a 15 milhões de cópias no mundo. Kelly ganhou 2 prêmios Grammy e inclusive foi indicada este ano para em duas categorias.

Fantasia Barrino, que venceu em 2004 e foi indicada ao Grammy 11 vezes, vencendo em 2011, pela canção Bittersweet. Quer mais? Ela emplacou um livro best seller, contando suas memórias, e esteve na Broadway na montagem de 2007 de A Cor Púrpura.

Foi também em 2004, que desclassificaram Jennifer Hudson… Uma das mais talentosas figuras que já passaram pelo programa e que depois fez muito sucesso como atriz, inclusive levando o Globo De Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante, por seu papel em Dreamgirls:

E temos Carrie Underwood. Vencedora de 2005, o fenômeno da música country soma 7 Grammys na estante, seno a mais premiada entre participantes. Em 2010, entrou para o Guinness como cantora country com mais músicas que lideraram as paradas norte-americanas. em sua carreira, Carrie lançou cinco álbuns sendo o último Storyteller, de 2015.

Em 2006, venceu Taylor Hicks. Mas os destaques foram para Katharine McPhee, que protagonizou a série musica Smash, e hoje integra o elenco de Scorpion, que pode ser vista na Netflix. O quarto lugar, Chris Daughtry chegou a vender 9 milhões de cópias de seu álbum, e fica entre os participantes do reality que mais venderam discos. E ainda tivemos Jordin Sparks (2007).

David Cook (2008), Kris Allen ( que venceu em 2009, mas quem bombou mesmo foi Adam Lambert), Lee Dewyze (2010), Scotty McCreery (2011), Phillip Phillips (2012), que inclusive veio ao Brasil duas vezes, uma em 2013, abrindo para John Mayer, no Rock in Rio, e em 2015. Temos ainda Candice Glover (2013), Caleb Johnson (2014) e no ano passado Nick Fradiani (2015), que ainda trabalha em seu primeiro álbum, sem data de lançamento.

 

 

Vem, fã de Star Wars: Rap de Daisy Ridley e John Boyega Crimes reais em novo segmento de Law & Order