Um dos grandes artistas plásticos brasileiros contemporâneos morreu. Conhecendo algumas passagens de sua trajetória, fica fácil entender o fascínio de suas obras. O uso e materiais inusitados, as apostas e diferentes mídias (como vídeo, desenho, escultura, instalação e performance). Na década de 70, polemizou na escolha de temas, com desenhos e esculturas das série Museu da Masturbação Infantil.

Na década de 80, repercutiu com Xifópagas capilares entre nós (1985)

semeando-sereias Semeando sereias (1987) veio na sequênciaMe diga se é possível passar por essas obras sem ao menos estar incomodado. A arte de tunga sempre trás esse desconforto. Aqui, porque reconhecemos nosso corpo, ou parte dele, em um outro contexto, talvez bizarro.

Na década de 90, seus palíndromos, em ferro, cobre, ímãs, limalha de ferro e termômetros de vidro. Obras geradas a partir de toda ou qualquer relação entre três elementos similares. Três eixos, três mechas, três meninas… Essa série inclui desenhos e esculturas, e ficou vulgarmente conhecida como os dedais de Tunga.

palindromo

Nos anos 2000, a série Imersão Temperança usava performers, vidro, bolas de cristal, escovas de cerdas e esponja natural. O desconforto permanece no sentido de que as construções simulam situações em que se imagina, se prevê, vidro espatifado, acidentes eminentes. A obra Cooking Crystals (2010) é um exemplo disso que estou falando:

5013s1

Para conhecer Tunga, uma das melhores propostas é visitar Inhotim. Por lá você conhecerá uma das obras mais famosas do artista, a instalação True Rouge (1997). A proposta, quando da sua apresentação,  era a intervenção de atores nus interagindo com os objetos pendentes: recipientes que contêm um líquido viscoso, vermelho, que derramam sobre si e os vidros, remetendo aos ciclo vitais. O que você poderá observar são  objetos que pendem do teto, unidos por estruturas interdependentes, uma escultura que não chega a tocar o chão.

inhotim-arte

True Rouge está em Inhotim desde 2002. Ao todo, são 30 obras do artista expostas nas galerias e jardins do Instituto, trabalhos de diferentes fases dos 30 anos da carreira do artista. A galeria Psicoativa Tunga é a maior do Instituto e conta com 2.200 m²,  foi inaugurada em 2012.

Muhammad Ali em frases, filmes e livros Hoje tem Ridículos na MTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.