E todo mundo pergunta e quer saber? La la land: Cantando estações é a produção mais prestigiada por lá? e olha que é! O filme reúne o maior número de indicações, somando 7 competidores ao 70º Bafta, considerado o Oscar britânico. O filme concorre em 11 categorias, incluindo melhores ator, atriz, melhor filme e melhor diretor, para Damien Chazelle.
Na categoria de melhor filme, ainda concorrem Eu, Daniel Blake, A chegada, Manchester à beira-mar e Moonlight: Sob a luz do luar. Também nada de muito diferente na categoria de melhor direção, com a disputa entre Chazelle, Ken Loach (Eu, Daniel Blake), Denis Villeneuve (A chegada), Kenneth Lonergan (Manchester à beira-mar) e Tom Ford (Animais noturnos). Tudo bem, devemos maiores explicações sobre Eu, Daniel Blake.
Sinopse?
Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo sistema, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie, a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.
O filme, em cartaz no Brasil, arrancou aplausos do público e da crítica no Festival de Cannes, e levou sim a Palma de Ouro.
Como melhor ator disputam Ryan Gosling (La la land), Casey Affleck (Manchester à beira-mar), Jake Gyllenhaal (Animais noturnos), Andrew Garfield (Até o último homem) e Viggo Mortensen (Capitão fantástico). O interessante vai ser observar a disputa entre os que faturaram as diferentes segmentações do globo de Ouro, no caso, Gosling e Affleck.
Como melhor atriz temos Emma Stone (La la land), Amy Adams (A chegada), Emily Blunt (A garota no trem), Natalie Portman (Jackie) e Meryl Streep (Florence: quem é essa mulher?). Emma venceu o Globo de Ouro, como melhor atriz comédia ou musical,e Isabelle Huppert, premiada como melhor atriz drama, não está indicada.
A categoria melhor filme britânico tem na disputa o próprio Eu, Daniel Blake que vai brigar com Animais fantásticos e onde habitam, de David Yates, Notes on blindness, de James Spinney e Peter Middleton, American honey, de Andrea Arnold, Negação, de Mick Jackson e Sob a sombra, de Babak Anvari.
O Bafta acontece em 12 de fevereiro, em Londres, e será apresentado pelo ator inglês Stephen Fry.
Indicados ao Bafta 2017:
Melhor filme
La la land: Cantando estações
Eu, Daniel Blake
A chegada
Manchester à beira-mar
Moonlight: Sob a luz do luar
Melhor filme britânico
Eu, Daniel Blake
Animais fantásticos e onde habitam
Notes on blindness
American honey
Negação
Sob a sombra
Melhor filme de diretor, roteirista ou produtor britânico estreante
The girl with all the gifts (Mike Carey, roteirista; Camille Gatin, produtora)
The hard stop (George Amponsah, roteirista, diretor e produtor; Dionne Walker, roteirista e produtora)
Notes on blindness (Peter Middleton, roteirista, diretor e produtor; James Spinney, roteirista e diretor; Jo-Jo Ellison, produtor)
The pass (John Donnelly, roteirista; Ben A. Williams, diretor)
Under the shadow (Babak Anvari, roteirista e diretor; Emily Leo, produtor; Oliver Roskill, produtor; Lucan Toh, produtor)
Melhor filme em língua estrangeira
Dheep An (Jacques Audiard)
Julieta (Pedro Almodóvar)
Mustang (Deniz Gamze Ergüven)
O filho de Saul (Lázló Nemes”)
Toni Erdmann (Maren Ade)
Melhor diretor
Damien Chazelle (La la land: Cantando estações)
Ken Loach (Eu, Daniel Blake)
Denis Villeneuve (A chegada)
Kenneth Lonergan (Manchester à beira-mar)
Tom Ford (Animais noturnos)
Melhor ator
Ryan Gosling (La la land: Cantando estações)
Casey Affleck (Manchester à beira-mar)
Jake Gyllenhaal (Animais noturnos)
Andrew Garfield (Até o último homem)
Viggo Mortensen (Capitão fantástico)
Melhor atriz
Emma Stone (La la land: Cantando estações)
Amy Adams (A chegada)
Emily Blunt (A garota no trem)
Natalie Portman (Jackie)
Meryl Streep (Florence: quem é essa mulher?)
Deixe uma resposta