Michelle Sampaio repórter da Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale da Paraíba, movimentou a opinião pública neste final de semana quando foi ao Facebook para comunicar que foi demitida da emissora por não conseguir perder o peso que ganhou durante a gravidez de sua filha.

Foram 14 anos priorizando o trabalho, mas desde a chegada da minha filhinha, ela virou minha prioridade número um de vida, de tempo e de dedicação. Nesses últimos dois anos, por estar acima do peso, fiquei um bom tempo trabalhando nos bastidores, cheguei a emagrecer um pouco, voltar pra reportagem e apresentação do jornal, mas saí ‘do vídeo’ novamente porque nunca de fato voltei ao peso antes da gravidez, que foi o pedido da emissora”. 

A repórter ainda escreveu que respeita o posicionamento da emissora e agradeceu pela oportunidade de trabalhar na Rede Vanguarda.

Em nota, a emissora se pronunciou sobre o caso de Michelle Sampaio:

“A TV Globo e a TV Vanguarda informam que não é verdade que a razão para o fim do contrato mencionado seja a que foi publicada na reportagem ‘Apresentadora da Globo é demitida por ficar gorda depois de gravidez’, do site ‘Notícias da TV’. Tal conduta é incompatível com a política de respeito absoluto a seus profissionais adotada pela TV Globo e pela TV Vanguarda”,

Após negado o motivo da demissão, Michelle se pronunciou novamente no Facebook reafirmando o que disse no primeiro comunicado:

“Sabendo da minha responsabilidade como jornalista e tendo o respeito e admiração de milhares de pessoas , jamais postaria algo que não fosse verdadeiro e escrito com o coração. “

O caso de Michelle motivou a manifestação de profissionais que já sofreram com o mesmo tipo de pressão. A jornalista Amanda Costa disse ter passado pela mesma situação, exatamente na TV Vanguarda. Além de contar que se desligou da empresa depois de ter seu filho, retornando apenas quando estava mais magra e “apta para voltar ao vídeo”, falou do caso de uma repórter que está fora do ar pelo mesmo motivo, e de outro que fez uma cirurgia bariátrica para não perder o emprego.

“Sei bem o que ela [Michelle] estava vivendo. Passei por isto quando voltei da licença-maternidade após ter meu filho, tanto que pedi demissão e voltei dois anos depois, quando estava mais ‘magra’ e ‘apta’ para voltar ao vídeo”.

Outra ex funcionárias da Rede Vanguarda, Camila Carvalho, escreveu:

“Essa postura da emissora é lamentável. Por essas e outras (porque tem muitas outras) que eu pedi demissão. A falta de espaço não é só pra quem está acima do peso. Como se o talento estivesse na balança. Estou muito triste porque você é uma das jornalistas mais lindas, carismáticas e competentes que eu conheço e admiro”.

Na internet, também recuperam a história da jornalista Patricia Santiago que fez parte do quadro da TV Verdes Mares, afiliada da Globo em Fortaleza/CE. De acordo com uma denúncia feita em uma carta do repórter Victor Hannover, a profissional foi chamada pelo diretor Marcos Gomide para se retirar do ar “pois estava com os seios muito grandes e esse físico da repórter estaria atrapalhando sua imagem na TV”. Sob esse tipo de pressão, Patricia teria passado por uma cirurgia plástica para redução das mamas, e mesmo assim acabou demitida.

O caso também me fez lembrar da saída do repórter André Azeredo, que pediu demissão da Globo no último dia 4 de março, depois de cobrir o Carnaval no sambódromo em São Paulo. Agora, é âncora na Record. Quando se despediu, ele deu atenção para o seguinte fato:

“Obrigado a familia Globo. Vocês me fizeram muito feliz (e não, nunca me pediram pra emagrecer. To falando sério). “

Acredito em André, julgado apenas pelo seu talento. Acredito em Michelle, que sofreu no trabalho uma pressão também da sociedade.

Maratona: segunda temporada de The OA Idai: mais de 700 mortos Moçambique, Zimbabué e Malawi

One thought on “Qual a motivação da demissão de Michelle Sampaio?”

  1. Luciana Mendes Barreto Klinke

    Minha amiga Micheli Diniz passou pela mesma situação, na mesma empresa 15 anos atrás. Dê um olhada no perfil pessoal dela e confirme o absurdo que a rede Globo faz. Muita luz a todos que ainda tem na aparência o seu foco de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.