https://twitter.com/edskrein/status/899759515033362433

Foi assim que o ator inglês Ed Skrein ( DeadPool e The Model) anunciou que não participará do novo filme de Hellboy. Sua escolha para interpretar Ben Daimio, um personagem que nas histórias em quadrinhos é de origem asiática, polemizou. E agora, através de mensagem em suas redes sociais o ator explicou que aceitou o papel sem saber a história por trás do personagem.

Depois de descobrir, e principalmente entender que a origem asiática do personagem é significativa para os fãs, o ator  escolheu não ignorar a polêmica e entendeu que prosseguir no papel contribuiria com algo negativo “ocultando as vozes e histórias minoritárias nas artes”.

Skrein decidiu abandonar o projeto reafirmando que “a representação da diversidade étnica é importante” e apostando que no futuro a igualdade nas artes seja realidade.

“Na última semana foi anunciado que eu interpretaria o Major Ben Daimio no reboot de Hellboy. Eu aceitei o papel sem saber que o personagem nos quadrinhos originais era um asiático. Aconteceram algumas conversas intensas e compreensivelmente incomodadas desde o anúncio, e eu preciso fazer o que sinto que é certo.

Está claro que representar este personagem de uma forma culturalmente correta tem significância para as pessoas, e que negar esta responsabilidade iria continuar uma preocupante tendência de apagar histórias e vozes de minorias étnicas nas Artes. Eu sinto que é importante honrar e respeitar isso. Então eu decidi sair para que o papel possa ter algo apropriado.

Representação de diversidade étnica é importante, especialmente para mim, já que eu tenho uma família mestiça. É nossa responsabilidade fazer decisões morais em tempos difíceis e de dar voz para a inclusão. Eu espero que um dia estas discussões se tornem menos necessárias e que nós possamos ajudar a tornar igualdade de representação nas Artes uma realidade.

Fico triste de deixar Hellboy, mas se esta decisão nos deixa mais próxima deste dia, vai valer a pena. Espero que faça a diferença.

Com amor e esperança,

Ed Skrein”

 

 

Esse lance de escolher ator ocidental para interpretar personagem de origem asiática já deu muuuito pano pra manga… Como quando Scarlett Johansson protagonizou Ghost In The Shell, filme lançado este ano, e no ano passado Tilda Swinton, que em Doutor Estranho tomou o lugar do mentor do herói.

Se abrirmos o leque, não só para casos de personagens asiáticos, o que chamam de whitewashing vem rolando faz tempo…

 O Preço da Coragem (2007): Angelina Jolie interpretou a jornalista Mariane Pearl, que teve o marido sequestrado e morto por militantes paquistaneses. Pearl é descendente de afro-cubanos, com pele escura e cabelo crespo.

Os 33 (2015): Na história dos trinta e três mineiros chilenos presos debaixo da terra por 69 dias, Juliette Binoche interpreta Maria Segovia, personagem real, chilena e de pele morena.

O Cavaleiro Solitário (2013): Johnny Depp interpretou o guerreiro indígena norte-americano Tonto.

 Elizabeth, Michael e Marlon (2016): filme trata de viagem de carro pós 11 de setembro, quando Elizabeth Taylor, Michael Jackson e Marlon Brando foram de Nova York para Los Angeles. Quem interpretou Michael Jackson? o ator britânico Joseph Fiennes.

O Último Mestre do Ar (2010): Baseado em um desenho da Nickelodeon em que os personagens são todos descendentes asiáticos, o elenco do live action é apenas de atores de origem européia.

 Aloha (2015): Emma Stone faz o papel de Allison Ng, uma personagem descendente de chineses e havaianos.

 

Aqui no Brasil, Luis Melo interpretou um japonês na novela Sol Nascente e também polemizou.

São muuuitos os casos, e eu particularmente acho que qualquer ator pode interpretar qualquer personagem, tanto que aplaudi muito quando, por exemplo, a atriz negra Noma Dumezweni foi escalada como Hermione para a peça de Harry Potter. Nos livros a autora nunca menciona a cor da pele da garota, nos filmes, ela é branca e interpretada por Emma Watson. Acontece que as oportunidade não as mesmas… Então, acho louvável o que fez o ator Ed Skrein .

Game Of Thrones: O que esperar da última temporada O que aconteceu com a conta de Pabllo Vittar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.