Com a conclusão da contagem votos do primeiro turno, que resultou em um segundo turno com Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, eclodiu um aonde de discussão na internet. A distribuição geográfica dos votos no país mostrou que Bolsonaro não venceu em nenhum estado nordestino, e foi ai que a palavra nordeste foi para nos assuntos mais comentados nas redes sociais.
Os que são pró Bolsonaro começaram a postar mensagens de revolta, agressões e preconceito contra os eleitores da região. Em mapas compartilhados, o nordeste foi rebatizado de Venezuela ou Cuba.
#AgoraÉHaddad
Ou Venezuela.
O preconceito do PT divide o Nordeste do resto do Brasil.
Triste. pic.twitter.com/BHtrZi01FE— .TRUMP do Brasil. (@marcionepva) October 8, 2018
Muitos analisavam que o resultado da votação teria sido resultado da dependência financeira:
“O nordeste não é vilão. É vítima. Por ser uma região mais pobre e menos desenvolvida, lá estão os mais fáceis alvos de para manipular pessoas em troca de alguma coisa básica. Pode ter certeza que eles queriam ter mais estudo, mais condições e precisar menos “vender” voto.”
“Quanto pior um cenário, mais as pessoas precisam de um guru, um deus, um salvador. O PT vende isso no nordeste. As pessoas mais necessitadas acreditam. Nós temos que desenvolver o nordeste, não culpa-lo.”
O nordeste não é vilão. É vítima. Por ser uma região mais pobre e menos desenvolvida, lá estão os mais fáceis alvos de para manipular pessoas em troca de alguma coisa básica. Pode ter certeza que eles queriam ter mais estudo, mais condições e precisar menos "vender" voto.
— Rica Perrone (@RicaPerrone) October 8, 2018
Quanto pior um cenário, mais as pessoas precisam de um guru, um deus, um salvador. O PT vende isso no nordeste. As pessoas mais necessitadas acreditam. Nós temos que desenvolver o nordeste, não culpa-lo.
— Rica Perrone (@RicaPerrone) October 8, 2018
https://twitter.com/drmarllao/status/1049155029742104577
“Mano, sinceramente, Bolsonaro vai ter tempo de tv agora. É só falar diariamente que não vai acabar com o Bolsa Família (e não vai, conforme prevê seu programa de governo) que o Nordeste elege ele. Alguém repassa isso pra ele por gentileza. Vlw, flw.”
Vale lembrar que postagens de ódio contra nordestinos nas redes sociais caracterizam xenofobia, o que é crime no Brasil, previsto pela Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989. Denúncias podem ser feitas no site do Ministério Público Federal ou pelo telefone, discando 100.
Por outro lado, os que são contra a candidatura de Bolsonaro, postaram manifestações de carinho ao povo do nordeste:
Fuso horário é uma loucura, né?!
No Nordeste é 2018, no resto do Brasil ainda é 1964. pic.twitter.com/6bnoUrN053
— Āηgєℓ Jσηєѕ 1️⃣3️⃣ (@AngelJones_1330) October 8, 2018
obrigado NORDESTE ❤ pic.twitter.com/qoXSvASCRI
— caralho (@davifrekman) October 8, 2018
Nordeste é tudo de bom, ne? #AgoraÉHaddad pic.twitter.com/4yHBC3FBsK
— Pablo Adriano Lula da Silva Amorim (@pabloaamorim) October 8, 2018
"Bolsonaro só perde nos Estados do Nordeste. Deve ser por causa do Bolsa Família" pic.twitter.com/7KsRe0VLeF
— Gean Jaccoud (@geanjaccoud) October 8, 2018
Meu #nordeste é maior que qualquer preconceito pic.twitter.com/2Hhg8FPv3j
— flavito (@flavito25) October 8, 2018
Deixe uma resposta