A faixa Manifestação é música de Russo Passapusso, Rincon Sapiência e Xuxa Levy com letra de Carlos Rennó:
A música comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 57 anos da fundação da Anistia Internacional reunindo mais de 30 artistas brasileiros e fala das violações de direitos humanos frequentes em nosso país, como a violência contra as populações negras, indígena, quilombola, LGBTI, refugiados, mulheres e pessoas que vivem em favelas e periferias. O tema chama a sociedade a reagir.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi assinada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e define que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião e classe social.
Criolo, Péricles, Rael, Rico Dalasam, Paulo Miklos, As Bahias e a Cozinha Mineira, Luedji Luna, Siba, Xênia França, Ellen Oléria, BNegão, Filipe Catto, Chico César, Paulinho Moska, Pretinho da Serrinha, Pedro Luís, Marcelino Freire, Ana Cañas, Marcelo Jeneci, Márcia Castro, Larissa Luz, Ludmilla e Chico Buarque. Também participam as atrizes Camila Pitanga, Fernanda Montenegro, Letícia Sabatella e Roberta Estrela D’Alva.
“… Por todo jovem negro que é caçado
Pela polícia na periferia;
Por todo pobre criminalizado
Só por ser pobre, por pobrefobia;
Por todo povo índio que é expulso
Da sua terra por um ruralista;
Pela mulher que é vítima do impulso
Covarde e violento de um machista;
Por todo irmão do Congo, lá de Angola,
Do Senegal, aqui refugiado;
Pelo menor de idade sem escola,
A se formar no crime condenado;
Por todo professor da rede pública
Mal-pago e maltratado pelo Estado;
Pelo mendigo roto em cada súplica;
Por todo casal gay discriminado.
E proclamamos que não
Se exclua ninguém senão
A Exclusão.”
Deixe uma resposta