Pois ai vem James Cameron, esse diretor de filme incríveis como Titanic, Alien – O Resgate, Exterminador do FuturoAvatar e fala sobre a produção Mulher Maravilha. A entrevista foi dada ao The Guardian, e reproduzida pela Vulture. ao invés de tentar explicar, melhor pegar as aspas mesmo:

“Todos esses autoelogios que Hollywood está fazendo sobre Mulher-Maravilha tem sido tão equivocados. Ela é um ícone objetificado, e são só os homens de Hollywood fazendo as mesmas coisas! Eu não estou dizendo que eu não gostei do filme mas, para mim, é um retrocesso. Sarah Connor ( de Exterminador do Futuro) não era um ícone de beleza. Ela era forte, tinha problemas, era uma péssima mãe e conseguiu o respeito do público através de pura garra. E para mim, [a vantagem de personagens como Sarah] é tão óbvia. Quer dizer, metade do público é feminino!”

Pois logo pudemos curtir o vrá da diretora Patty Jenkins. Que disparou:

“A incapacidade de James Cameron entender o que a Mulher-Maravilha é e o que significa para mulheres de todo o mundo não é uma surpresa, já que, apesar de ser um ótimo cineasta, ele não é uma mulher. Mulheres fortes são ótimas. Os elogios dele para o meu filme Monster: Desejo Assassino e nosso retrato de mulheres fortes ainda que problemáticas, foi apreciado. Mas se as mulheres sempre precisam ser difíceis, duronas e perturbadas para serem fortes, e não estamos livres para sermos multidimensionais ou celebrar um ícone para mulheres do mundo todo por ela ser atraente e amável, não chegamos muito longe, não é mesmo? Acredito que mulheres podem e devem ser TUDO, assim como protagonistas masculinos devem ser. Não há um tipo certo ou errado de mulher poderosa. E o grande público feminino que fez esse filme ser o sucesso que é, certamente pode julgar e escolher os seus próprios ícones de progresso”

 

Pois é. Volta lá para o banquinho das continuações de Avatar, James Cameron. Aliás, ainda demora para essa franquia andar: Avatar 2 será lançado em 18 de dezembro de 2020 e Avatar 3 deverá estrear apenas em 2021. E tem mais, hem? Teremos ainda Avatar 4 estreia em 2024 e o fechamento da saga em 2025. Seguem no elenco Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver e Stephen Lang.

Sem querer desmerecer, afinal Cameron tem sim personagens femininas poderosas em seus filmes… Desde Rose, em Titanic, a própria  Sarah Connor de Exterminados do Futuro… Mas claro que a mulher pode ser TUDO que ela quiser, inclusive um heroína incrível que inspira meninas de todas as idades, assim como heróis musculosos e poderosos inspiram garotos, e dominavam as produções sem espaço para o protagonismo feminino. E afinal, a beleza não é o único mérito da Mulher Maravilha, não é mesmo? E porque uma mulher linda não pode também ser poderosa e inspiradora?

O filme Mulher Maravilha ultrapassou a marca de US$ 404 milhões de arrecadação nos Estados Unidos, e já considerado o filme de origem de super-herói de maior bilheteria doméstica da história. O filme já arrecadou mais de 800 milhões de dólares mundialmente.

Cineminha? Bingo, O Castelo de Vidro e A Torre Negra Bombando na Web #53: TAYLOR SWIFT VS. KATY PERRY (TRETA!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.