Ontem me dediquei a um especial Supermax. Leitores sabem que eu queria muito gostar da série da Globo, mas com os trailers tinha ficado com o pé atrás. Supermax foi me reconquistar quando lançou aquele especial de mais de 15 minutos fazendo uma real introdução à trama e mostrando mais das histórias dos personagens do reality na casa de detenção de segurança máxima no meio da Amazônia.

A primeira coisa que você vai notar sobre a série: os episódios são curtos. Os maiores com pouco mais de 45 minutos, os menores com 30. Por um lado achei isso bom. Você avança na trama rapidamente quando assistindo ao estilo Netflix. Por outro, acredito que vá prejudicar o envolvimento dos telespectadores. Trinta minutos podem ser homeopáticos demais para envolver a pessoa na trama e semanalmente trazê-la de volta para aquele clima de tensão.

Um dos pontos altos da série é esse climão. Eles conseguem criar expectativa e insegurança com o reality que funciona e abandona os integrantes o tempo todo. Falta de ventilação, embates pessoais, doença, mentiras e sexo. Todos os ingredientes estão ali. Outro ponto forte são as cenas de flashback da vida dos personagens. Super bem filmadas, contrastam com as imagens de câmera de segurança e a luz fria que permeia as cenas do reality, alternadas à escuridão dos túneis da penitenciária.

Os atores estão bem incríveis. De verdade! Mariana Ximenez não é de Deus… Monstra. Ela vive a enfermeira Bruna, e carrega uma tensão psicopata maravilhosa. Eron Crodeiro vive o ex policial Sergio, que é nitidamente o lado bom e humano da turma, um pouco violento talvez, mas quem é perfeito? Cleo Pires vive Sabrina, e por enquanto ainda não saquei qual é a dela ( estou no sexto episódio). Nicolas Trevijano faz o ex padre Nando, cheio de questões ele é o personagem com as melhores caras de horror… Que tem as piores visões! Parabéns pelas criaturas sem olhos… Ponto para a equipe de efeitos visuais:

supermax_1-750x380

E juro. Teria que enumerar todos aqui e elogiar os atores que estão realmente muito incríveis nessa produção… Fabia Gugli, Ademir Emboava, Maria Clara Spinelli, Bruno Belarmino, Rui ricardo Diaz, Vânia de Brito, Mário Cesar Camargo e Ravel Andrade, que vive o problemático e mentiroso Dante.

Mas tem coisa que ainda falta… Todo o lance maldição demoníaca, olhos de criança, passarinhos suicidas e outras coisas do tipo é bem inexplicável… Já surgiu uma teoria do cemitério de índio embaixo do presídio. Mas sinceramente? Tudo ainda me parece muito jogado… Quero mais conspiração demoníaca embasada para poder embarcar de vez nesse terror.

Se posso trazer mais algum dado positivo, quando fui dormir, tive pesadelo. E isso é sempre um ponto a favor para uma série de terror! Posso dizer que seguirei acompanhando. e claro que no fechamento de Supermax a gente se encontra para fazer o balanço final. Mas eu tenho pra mim que séries e filmes de terror dificilmente encontram no final seu ponto alto… Veremos.

A série é dirigida por José Alvarenga Júnior, escrita por Marçal Aquino e Fernando Bonassi

DICA PARA A GLOBO

A forma como colocam os episódio no globo Play é confusa. Organizados por data, poderiam ser simplesmente descritos como Supermax 01, 02, 03… Facilitaria muito!

 

Novidades sobre a segunda temporada de Stranger Things: 3 novos personagens E lá vem o Nike do De volta Para o Futuro, agora pra valer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.