Pode ser que você já esteja dobrando as camisetas em três partes iguais, agradecendo as roupas que bem lhe serviram ao descartá-las e mantendo apenas aquelas que lhe trazem alegria. Os ensinamentos da japonesa Marie Kondo inicialmente foram reunidos no livro A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida (2015), sucesso de vendas em todo o mundo, e com uma proposta interessante:

“Arrume sua casa, mas arrume também seus assuntos e seu passado. Como resultado conseguirá ver com clareza o que realmente precisa”.

Kondo também é autora de Isso me traz alegria, que já vendeu mais de 5 milhões de cópias, e é o guia ilustrado da técnica que a própria batizou de Método KonMari.

Depois do sucesso de Kondo como autora, uma horda de seguidores começou a kondear seus armários, organizar tudo de forma vertical, armazenando pequenos objetos em caixas, segmentados por tamanhos iguais. Agora, a série Ordem na Casa com Marie Kondo, disponível na Netflix, contamina mais e mais pessoas tocadas pela delicadeza da japonesa que orienta famílias soterradas por excessos, bagunça e sem nenhuma luz no horizonte para alcançar uma casa arrumada.

Não sei explicar, mas quando Marie se apresenta à casa das pessoas, em uma reverência respeitosa, eu choro. Que sorte poder contar com um teto, não é mesmo? Que bom poder olhar e cuidar do lugar mais importante para todas as famílias, o lar. E perceber que não precisamos de tantas coisas, mas de conexões entre os integrantes da casa, espaços para cada um, para cada coisa.

Compartilhar responsabilidades, organizar junto. Realmente começar e terminar uma peneira que fala mais sobre a pessoa do que sobre os objetos em si. Tá, me apaixonei. E tem até podcast de séries sobre a série, com participação de Adriana Yoshida:

E não foi só amor. Eu também arrumei meus armários!

https://www.instagram.com/p/BsmLQljhscj/

 

A Favorita estreia no Brasil em 24 de janeiro Homem-Aranha: Longe de Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.