Criminosos atacaram o prédio da produtora Porta dos Fundos com dois coquetéis molotov, na madrugada de terça por volta das 4h. O caso foi registrado na 10ª Delegacia de Polícia, em Botafogo. Os danos só não foram maiores pois um segurança que estava no prédio conteve o fogo. Agora, integrantes de um grupo de extrema-direta assumiram o atentado em um vídeo, que começou a circular nesta quinta-feira na deep web. O vídeo mostra três homens encapuzados que dizem que o ato:

 “Buscou justiçar o povo brasileiro contra a atitude blasfema, burguesa e antipatriótica”.

Os homens do Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira usam símbolos integralistas (nacionalistas) no braço e uma bandeira do Brasil da época do império sobre a mesa. Também são mostradas imagens de um prédio sendo atacado, semelhante ao que abriga a produtora. As vozes tem efeito para dificultar o reconhecimento.

“Temos o prazer de declarar que as inquietações advindas do espírito popular hoje foram parcialmente satisfeitas. O Porta dos Fundos resolveu fazer um ataque contra a fé do povo brasileiro se escondendo atrás do véu da liberdade de expressão”

“Hoje, a sede do Porta dos Fundos foi justiçada. Uma vez que a Justiça brasileira, a modo de judas, vendeu uma sentença ilegal a favor da Netflix, uma corporação bilionária”

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro recebeu imagens que mostram a ação dos suspeitos e a Polícia Civil investiga o atentado. O grupo que assumiu autoria é o mesmo que queimou bandeiras antifascismo na Universidade Federal do Rio (UniRio), no ano passado.

O elenco do programa de humor Porta dos Fundos se manifestou sobre o ataque que a sede da produtora sofreu. O comediante Fábio Porchat disse:

“Não vamos nos calar. É preciso estar atento e forte”.

Ao Globo, Porchat declarou:

“Penso que o ódio pelo Especial de Natal diz muito mais sobre quem o repudia do que sobre nós. A homofobia é nítida. Para nós, do Porta dos Fundos, ser gay é uma característica como qualquer outra. A pessoa pode ser alta, baixa, branca, negra, gay, hétero. Para os homofóbicos, ser gay é xingamento. Aí é que mora o preconceito. Se não identificarmos esses terroristas, isso pode soar como um aval para que mais atentados sejam encorajados a acontecer. O país e o estado precisam mostrar que não aceitamos ataques violentos de qualquer espécie contra quem quer que seja. Contra o presidente, contra o Porta dos Fundos ou contra você.”

 O comediante Marcius Melhem, que não integra o Porta dos Fundos, lembrou que eles já fizeram outras sátiras com Jesus em anos anteriores, mas que apenas agora, com Cristo retratado como homossexual, foi alvo de ataques.

“Aceitam um Jesus bêbado, mas não aceitam um Jesus gay. A reação revela um pouco da parte preconceituosa desse país. Qual seria o problema se Jesus fosse gay? O ser humano é diverso, então Deus pode ser qualquer um de nós. Se Deus é nossa imagem e semelhança, poderia ser como qualquer um de nós. Por que Cristo tem que ser idealizado sempre do mesmo jeito, branco de olhos claros?”

Em nota, a a assessoria do Porta dos Fundos disse:

“O Porta dos Fundos condena qualquer ato de violência e, por isso, já disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para as autoridades e espera que os responsáveis pelos ataques sejam encontrados e punidos. Contudo, nossa prioridade, neste momento, é a segurança de toda a equipe que trabalha conosco.

Assim que tivermos mais detalhes, voltaremos a nos manifestar. Mas, por enquanto, adiantamos que seguiremos em frente, mais unidos, mais fortes, mais inspirados e confiantes que o país sobreviverá a essa tormenta de ódio e o amor prevalecerá junto com a liberdade de expressão.”

Hoje, a polícia recebe um vídeo gravado por uma câmera de segurança que identifica a placa da caminhonete onde estavam parte dos criminosos que atacaram o prédio. Seriam três suspeitos e um deles estaria com o rosto descoberto. Um dos homens estava numa moto, e fugiu na contramão da onde fica a empresa. Agentes também vão buscar outras imagens na região. Ali existem seis câmeras que apontam para a entrada do prédio. Testemunhas do ataque também serão ouvidas.

Cineminha? Minha Mãe é Uma Peça 3, Aqueles que Ficaram e lembrete de premiáveis na Netflix Quem nunca? Weintraub erra no RT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.