O ator Jussie Smollett, que interpreta Jamal Lyon na série Empire, foi encaminhado para um hospital depois de ser agredido e ter uma costela fraturada. Quando deixava uma lanchonete, em Chicago, o ator foi vítima de um ataque homofóbico e racista por parte de dois homens brancos que usavam máscaras de esqui.
O TMZ falou com testemunhas que dizem ter ouvido os agressores dizerem:
“Você não é aquele preto viado de Empire?”
Depois de espancado, o ator ainda recebeu um jato de alvejante no rosto, e foi colocada uma corda em seu pescoço. Quando saíam, de acordo com o relato, os agressores fizeram menção ao slogan do presidente Trump, Make America Great Again.
O caso está sendo investigado pela polícia de Chicago como possível crime de ódio. Jussie interpreta um dos filhos do protagonista da série, que é gay, e desde 2015 também fala sobre sua homossexualidade de forma aberta. Alguns veículos dizem que ele vinha recebendo ameaças há alguns dias.
Muitas celebridades estão comentando sobre a agressão. Barry Jenkins, diretor do vencedor do Oscar Moonlight, escreveu:
“Pensando em Jussie. Triste. Desolado. Zangado. TUDO isso. Não importa que ele seja a alma mais bondosa. Mas ele é a alma mais bondosa. E isso é fodido. Isto é o que todo o ódio tem feito. Você está orgulhoso???”
Thinking of Jussie. Saddened. Heartbroken. Angry. ALL of it. Wouldn’t matter that he is the kindest soul. But he IS the kindest soul. And this is FUCKED. This is what all that hateful mongering has wrought. Are you PROUD???
— Barry Jenkins (@BarryJenkins) January 29, 2019
Um dos criadores da série, Lee Daniels, conversou com o artista em facetime, e a foto desta matéria mostra o rosto do ator, machucado e inchado. É interessante de se observar que o personagem Jamal , gay na série, e sempre em embates relacionados a objeção do próprio pai em relação a sua sexualidade, foi inspirado na vivência de Lee Daniels e seu pai. Ele também se pronunciou no Instagram:
“Demorei um minuto para vir à mídia social falar sobre isso porque, Jussie, você é meu filho.Você não merecia, nem ninguém merece ter um laço no pescoço, ter água sanitária jogada em você, e ouvir ‘morra sua bicha negra’ ou o que quer que eles tenham dito a você. Você é melhor que isso. Nós somos melhores que isso. A América é melhor que isso. Começa em casa. Começa em casa. Nós temos que amar uns aos outros, independentemente da nossa orientação sexual, porque isso mostra que estamos unidos em uma frente, e que nenhum racista pode entrar e fazer as coisas que eles fizeram com você. Mantenha sua cabeça erguida, Jussie. Estou contigo. Eu vou estar lá em um minuto. É apenas mais um dia nos Estados Unidos.”
https://www.instagram.com/p/BtOrBBmH6GK/?utm_source=ig_web_copy_link
Deixe uma resposta