Tinha brasileiro entre os dez finalistas, mas foi a britânica Andria Zafirakou a escolhida do Global Teacher Prize, agora eleita a melhor professora do mundo na quarta edição do prêmio, entregue em Dubai.

O sobrenome indica a origem grega da professora de artes que ensina 1400 alunos das regiões mais pobres do Reino Unido, muitos expostos à violência, como vocês bem podem imaginar.

“Eu me preocupo com os meus alunos, todos eles. O meu trabalho não termina no momento em que saio da sala de aula. Eu me interesso pelas suas vidas, asseguro à eles que sejam quais forem os seus problemas, estarei lá para ajudá-los”

Para receber com afeto todos os estudantes, a professora de 39 anos, aprendeu a dizer “olá” em 35 línguas diferentes. Agora, Andria retorna a Brent, com um prêmio de US$ 1 milhão, que será pago em parcelas.

“O inglês não é a língua falada nos lares da maioria dos meus estudantes. Isso fazia com quem chegassem a escola com medo de sofrerem bullying. Ouvir um bom dia em seu idioma nativo faz com que se sintam acolhidos e percebam que os professores estão dispostos a cuidar deles”

Andria observou as dificuldades de seus alunos, que muitas vezes tinham que cuidar dos irmãos, viviam em casas superlotadas, precisavam cozinhar a própria comida em cozinhas comunitárias e assim, propôs que o colégio redesenhasse seu currículo para suprir essas necessidades. O turno escolar foi aumentado, assim como o corpo docente, que passou a contar com artistas, psicólogos e policiais. Envolvendo toda a comunidade no processo de educar essas crianças, esta professora conseguiu elevar a Alperton Community School aos 5% das melhores escolas do Reino Unido. Andria também vai às ruas para impedir que as crianças sejam recrutadas por gangues, além de treinar novos educadores.

A seleção do Global Teacher Prize teve 30 mil inscritos de 173 países, e entre os dez finalistas tínhamos o brasileiro Diego Mahfouz Faria Lima. Este sul-matogrossense, diretor do colégio Darcy Ribeiro, de São José do Rio Preto que recuperou uma escola depredada, com altíssimas taxas de evasão e incidência de tráfico de drogas.

Resumão Katy Perry no Brasil Direto do Sofá: Amazon Prime Video: Vale a pena assinar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.