Ontem, Ministério da Saúde informou que passará a testar para o coronavírus todos os casos de síndrome respiratória aguda grave. Antes, a conduta era de que apenas passavam pelo exame pessoas com histórico de viagem para os países em que o vírus se espalhou e que tiveram contato com pessoas infectadas no Brasil.

Os testes também serão aplicados em amostras colhidas desde 1º de março em 114 unidades de saúde que formam a Rede Sentinela, que monitora vírus respiratórios em todos os anos.

As mudanças não de acordo com uma nova definição da Organização Mundial da Saúde que inclui novas regras para cidades onde há casos confirmados da infecção. O objetivo é monitorar uma possível transmissão comunitária, na qual existe aumento de número de casos sem que as autoridades consigam mapear a origem do vírus.

Forma branda e agressiva

Uma matéria da Super Interessante reúne dados divulgados por uma novo relatório da OMS que explica o mecanismo de infecção do Covid-19 e porque ele apresenta sintomas leves na maioria dos casos, podendo ser extremamente agressivo em uma minoria deles. A OMS analisou os primeiros 56 mil casos da doença na China, e estabeleceu uma relação do que define a gravidade da Covid-19: o local até onde o vírus chega no corpo do infectado. Quando o vírus fica no nariz até a garganta, os sintomas são leves. Mas se ele consegue chegar aos pulmões, a doença se agrava. a escalda pode ocorrer rapidamente, principalmente em quem não temo sistema imunológico funcionando bem.

Estando no começo do trato respiratório, a doença vai resultar sintomas leves, como febre, tosse, dor de garganta e dores de cabeça. Esses são os sintomas de 80 % das pessoas que pegam Covid-19. A doença regride em poucas semanas. Agora, 1 em cada 7 pacientes pode desenvolver a dificuldade de respirar como sintoma, e apenas 6% dos casos se encaixam na categoria de “crítico”. Na evolução clínica, que como já disse, pode ser rápida, levando um caso de leve para severo, o que pontua é exatamente a chegada do vírus aos pulmões.

O que será de Ronaldinho Gaúcho e seu cover? As tretas atualizadas do BBB 20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.