Você se lembra das acusações contra Fernando de Carvalho Lopes, ex-técnico da seleção brasileira masculina de ginástica? Em abril do ano passado, atletas e ex-atletas narraram episódios em que ele teria praticado abuso sexual infantil durante treinamentos ao longo dos anos de 1999 e 2016. Em matéria para o Fantástico, da Rede Globo, apurou-se depoimentos de 40 esportistas e ex-esportistas que afirmaram terem sido vítimas de Fernando.

Agora, em decisão tomada neste domingo, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Ginástica decidiu banir definitivamente do esporte o ex-treinador Fernando de Carvalho Lopes, pela acusação de abuso sexual e assédio moral a atletas quando era técnico do Mesc, em São Bernardo do Campo.

O órgão é o primeiro a tomar uma decisão deste nível na esfera esportiva do Brasil para casos de assédios e abusos sexuais. O tribunal ainda determinou que a decisão fosse comunicada para a Federação Internacional de Ginástica e ao Comitê Olímpico Internacional.

A polícia passou a investigar o caso a partir da denúncia de um garoto de 13, identificado como a primeira vítima a relatar abuso. Segundo relatos de diversos atletas, o treinador os tocava em suas partes íntimas constantemente. O campeão pan-americano por equipes com a seleção brasileira em Guadalajara, no México, no ano de 2011, Pétrix Barbosa foi um dos que confirmou os abusos e contou que chegou “a acordar com a mão de Fernando dentro da minha calça”. Em 2016, por conta de uma denúncia de abuso sexual, Fernando de Carvalho Lopes foi afastado da seleção brasileira da modalidade um mês antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio.

 

Jim Carrey X Alessandra Mussolini Viviane Araújo X Gracyanne Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.