A prática de jogar o fio dental no vaso sanitário após o uso é comum no mundo todo. Mas esse não é o destino mais adequado para o material. Ao serem jogados diretamente ali, os fios chegam facilmente aos corpos d’água, como mares, rios e oceanos, onde podem se enroscar nos animais habitantes desses ecossistemas. Antes disso, podem ainda se emaranhar nos canos das próprias residências e causar entupimento.

Hoje, já existem opções biodegradáveis de fio e fita dental disponíveis no mercado. Ou, ainda, você pode fazer sua própria versão caseira, com uma linha de algodão bem fina. De qualquer forma, a dica aqui é cortar o fio em pequenos pedaços após o uso – seja ele biodegradável ou não – para garantir que ele não prejudique nenhum animal marinho e nem os canos da sua casa.

É importante ressaltar ainda que fio dental normalmente é comercializado em embalagem plástica e esta pode e deve ser reciclada. Na hora de comprar, escolha a embalagem mais simples possível – se ela tiver adesivos e etiquetas, por exemplo, será necessário removê-los antes de encaminhar o material para a coleta seletiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *