Roupas, calçados, acessórios e demais objetos de uso pessoal ainda são muito desperdiçados, especialmente nas grandes cidades. E, assim como as embalagens, os resíduos domésticos e demais tipos de lixo, comumente vão parar nos aterros e lixões a céu aberto, poluindo o meio ambiente e contribuindo ainda mais para a lotação desses espaços. Além disso, os tênis, por exemplo, levam o plástico como matéria-prima principal, o que torna essa questão do desperdício ainda mais crítica.

Pensando em reduzir os danos dessa produção, a Reebok apresenta nesta semana seu primeiro tênis de corrida vegano, feito com materiais totalmente naturais. Segundo a marca, a entressola do calçado é desenvolvida a partir de sementes de mamona cultivadas de forma sustentável; a parte superior é de eucalipto, material biodegradável que facilita a transpiração dos pés; a sola é de borracha natural, à base de seringueiras, e não de petróleo; e, por fim, a palmilha é produzida com espuma de algas. O modelo recebeu o nome de Forever Floatride Grow.

“O maior desafio ao fabricar um sapato como esse foi o desenvolvimento de materiais à base de plantas que pudessem atender às necessidades de alto desempenho de corredores”, declarou, em nota, Bill McInnis, vice-presidente da Reebok Future. A marca revelou ainda que foram necessários três anos de pesquisa e desenvolvimento de protótipos – agora, a previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2020.

Esta não é a primeira vez que a Reebok trabalha com base em propósitos sustentáveis. E 2017, a marca lançou um modelo de tênis casual, batizado de Cotton+Corn, que também é produzido à base de plantas. O produto, por sua vez, é feito com algodão orgânico no corpo e com um derivado do milho industrial na sola.

Por fim, a Reebok afirmou ainda seu compromisso de reduzir gradualmente o uso de poliéster virgem na fabricação de seus tênis e sapatos a fim de eliminar o material de sua linha de produção totalmente até 2024.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *