O Programa Novo Rio Pinheiros foi anunciado pela prefeitura este ano e tem, como principal objetivo, revitalizar um dos principais rios da cidade de São Paulo a partir de um trabalho conjunto entre os órgãos públicos e a sociedade.

A principal meta do projeto é reduzir o esgoto que é lançado diariamente nos afluentes do Rio Pinheiros, melhorando a qualidade de suas águas e integrando-o novamente à cidade. É importante ressaltar que ele é um rio urbano e que, por isso, não é possível tornar suas águas potáveis e nem realizar atividades ali, como natação, por exemplo.

No entanto, se concluído o objetivo principal, haverá uma considerável melhora do odor – que tanto incomoda quem pedala pelas ciclovias que circundam o rio e os pedestres que passam próximos de sua extensão -, abrigo de vida aquática e, assim, permitir que a população literalmente se aproxime de suas águas. Além disso, espera-se que seja possível captar investimentos privados, como a concessão do transporte hidroviário para melhoria da malha de transporte urbano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *