Na última quarta, 11 de dezembro, o filme “Não Minta Pra Mim” fez sua pré-estreia no cinema Petra Belas Artes, em São Paulo. O evento contou com a presença do doutor Nelton Miguel Friedrich, premiado com o Water for Life, da ONU-Água, como melhor gestão de recursos hídricos. Na ocasião, Friedrich participou de um debate sobre o futuro do planeta no que diz respeito ao meio ambiente.

“Não Minta Pra Mim” é um filme roteirizado e protagonizado pela atriz e cineasta Barbara Riethe e produzido pela Ventu Filmes. A obra se baseia em relatórios oficiais da ONU e do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) para retratar um suposto planeta Terra em 2050, onde não há água nem comida, todos os recursos naturais são escassos e as queimadas e as tempestades são intermitentes.

Na trama, Júlia (Barbara Riethe) e Alice (Thamiris Mandu) estão presas em um bunker e precisam hackear uma senha para tentar vida em um lugar melhor. A situação de calamidade leva até elas Louise (Beatriz Rodrigues), uma refugiada ambiental, e Fines (Douglas Garcia), um artista de rua. Os quatro se veem diante das fragilidades humanas e da luta por sobreviver em mundo quase sem esperança. A história é narrada do ponto de vista do quarteto.

A ideia do média-metragem é fazer um alerta para o fato da humanidade estar caminhando a passos largos para o caos ambiental e mostrar que a arte é um caminho eficiente para que esses relatórios divulgados pelas Agências e especialistas cheguem ao público de forma mais clara e efetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *