Na semana de realização da COP25, quando o meio ambiente torna-se ainda mais pauta pública, a revista norte-americana Time, uma das principais publicações do mundo, divulgou sua escolha para “Personalidade do Ano”, título que confere anualmente. A eleita de 2019 é justamente uma ativista ambiental: a jovem sueca Greta Thunberg.

A ativista chamou a atenção do mundo em meados de agosto de 2018, quando começou a protestar sozinha em frente ao parlamento da Suécia todas as sextas-feiras. O motivo das manifestações de Greta era a falta de compromisso de seu país em relação às mudanças climáticas. Assim, ela logo atraiu a atenção da mídia e suas atitudes inspiraram milhões de pessoas, especialmente jovens, que fortaleceram ao lado de Thunberg o movimento “#FridaysForFuture”.

A reportagem da revista acompanhou a viagem a bordo de um catamarã que Greta fez para participar da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP25, em Madrid, na Espanha. A jovem não anda de avião por conta dos impactos negativos que o meio de transporte causa ao ambiente com as pegadas de carbono. Confira abaixo um dos trechos da publicação:

“Greta não é líder de nenhum partido político ou organização. Ela não é a primeira a soar o alarme sobre a crise climática, nem a mais qualificada para solucioná-la. Ela não é cientista ou política. Ela não tem acesso às alavancas tradicionais de influência: ela não é bilionária ou princesa, estrela pop ou mesmo adulta. Ela é uma adolescente comum que, ao reunir a coragem de dizer a verdade ao poder, tornou-se o ícone de uma geração. Ao esclarecer um perigo abstrato com ultrajante indignação, Greta se tornou a voz mais poderosa na questão mais importante que o planeta enfrenta”.

Pelo Twitter, Greta agradeceu o reconhecimento: “Uau, isso é inacreditável! Gostaria de compartilhar essa honra imensa com todos do movimento #FridaysForFuture e os ativistas pelo clima do mundo”, postou em sua rede social. A ativista sueca é a “Personalidade do Ano” mais jovem já eleita pela Time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *