Existe um boato que afirma que notas fiscais, recibos e demais papéis desse tipo não podem ser reciclados. Mas essa história é mito! O que acontece é que o processo de reciclagem desse tipo de papel não é tão simples – por possuírem bastante tinta e demais compostos químicos em suas fórmulas, os materiais podem liberar substâncias tóxicas no ambiente. Por isso é necessário tomar cuidado.

De qualquer forma, o caminho mais indicado é jogá-los nos cestos de lixo reciclável, de preferência após juntar determinada quantidade e descartá-la de uma vez, com as notinhas e recibos unidos por um clip ou saco de papel, a fim de facilitar ainda mais o trabalho dos catadores que farão a triagem dos materiais.

Por fim, vale ressaltar que o ideal mesmo seria nem gerar esse tipo de resíduo. Hoje em dia, todos os bancos têm aplicativos para celular, que reúnem todos os nossos gastos no cartão, tanto de débito quando de crédito, em uma única aba que é livre para consulta. Além disso, diversas maquininhas possuem a opção de enviar automaticamente, logo após a compra, o comprovante do cartão por SMS ou e-mail. Pense nisso na próxima vez de pedir a sua segunda via!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *