Aos poucos, o mercado de produtos de beleza e maquiagem está mudando. A indústria, que é uma das mais nocivas ao meio ambiente – por conta do excesso de embalagens de plástico e papel comercializadas, os desperdícios de recursos naturais durante os processos de produção e o uso constante de microplásticos em composições de produtos que acabam sendo jogados fora no lixo comum ou descendo pelo ralo da pia ou do box – já se mobiliza em partes para reverter esse cenário. Conheça três marcas que possuem iniciativas amigas do meio ambiente:

1. Natura

Na última semana, a empresa apresentou o Natura Innovation Challenge Zero Wate Packaging, iniciativa que convida empreendedores, startups, instituições de pesquisa, universidades e empresas a apresentarem soluções que tenham, como objetivo principal, zerar resíduos de embalagens. Eles estão abertos para receber ideias que usem novos materiais renováveis, solúveis ou biodegradáveis ou ainda projetos inovadores de modelos logísticos, de serviço ou comerciais.

Podem ser inscritas soluções que já estejam em etapa de desenvolvimento – mas não precisa ser um projeto finalizado. Aqui entram, por exemplo, pesquisas aplicadas, validadas ou disponíveis para escalonamento. Todas as iniciativas com potencial de resolver o desafio proposto pela marca serão analisadas pelo time da Natura e as ideias selecionadas poderão ser convocadas para parcerias ou para receberem investimentos e se tornarem viáveis.

O processo de inovação aberta ocorre na Natura há mais de 20 anos – já este desafio inédito é promovido em parceria entre a Natura Campus e Natura Startups. As inscrições para o Natura Innovation Challenge Zero Waste Packaging vão até o dia 30 de novembro de 2019 e os feedbacks a respeito das sugestões enviadas devem chegar até março de 2020. Para participar basta preencher o formulário no site.

2. O Boticário

A marca é uma das mais inovadoras em termos de iniciativas parceiras do meio ambiente. Desde 2006, eles trabalham com o Boti Recicla, programa de reciclagem em pontos de coleta. Funciona assim: qualquer consumidor pode levar suas embalagens de cosméticos vazias em qualquer uma das unidades da loja, espalhadas por todo o país, e a marca se encarrega de dar a destinação correta para elas, por meio de cooperativas parceiras que fazem esse trabalho de reciclagem.

O Boticário trabalha ainda com produtos Cruelty Free, ou seja, que não testam em animais; linhas veganas, sem qualquer composto de origem animal; plástico verde, que é biodegradável; e refil, permitindo que os clientes optem por comprar só o conteúdo de shampoos, cremes, sabonetes e hidratantes, entre outros produtos, sem que seja necessária uma nova compra de embalagem.

3. MAC

Para incentivar a reciclagem, a marca trabalha com uma campanha chamada “Back to Mac”. Trata-se de um programa de compromisso com o meio ambiente que consiste na troca de seis embalagens originais MAC vazias, de vidro ou de plástico, por um batom de escolha do cliente. A troca deve ser feita em uma das lojas físicas da marca e tem o limite de até quatro batons por vez. O programa está ativo por tempo indeterminado em todos os países onde a MAC atua e é válido para quase todos os batons, exceto aqueles de coleção com embalagem especial e Viva Glam. A iniciativa faz o descarte adequado das embalagens, garantindo que as embalagens sejam recicladas ou reutilizadas, e ainda garante uma economia para o consumidor.

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