Muito mais sustentáveis do que as embalagens plásticas, os potes de vidro podem ser usados diversas vezes, para inúmeras funções. Não tem porque jogar o seu fora! As soluções de reaproveitamento dos recipientes são úteis, auxiliando na organização e no armazenamento de produtos, e criativas, uma vez que também os transformam em objetos de decoração.

Confira algumas ideias aqui:

1. Compras à granel
Quem já está acostumado a comprar alimentos à granel – prática que, por sinal, é muito mais econômica, já que você compra apenas a quantidade que realmente precisa e, assim, evita o desperdício de comida e de dinheiro também – deve ter o pote de vidro como aliado. Os estabelecimentos até possuem embalagens próprias – mas normalmente são sacolinhas plásticas que terão pouca utilidade depois do primeiro uso – e, por isso, vale levar o seu próprio pote para preenchê-lo com a compra da vez.

2. Armazenamento de molhos e temperos
Cozinhar diariamente pode ser mais trabalhoso do que parece, especialmente para quem não tem muito tempo livre. Por isso, a dica é picar boas quantidades de alho e cebola, por exemplo, e guardar a mistura dentro de um pote de vidro na geladeira. A ideia serve também para molhos e outros temperos que você costuma usar com frequência.

3. Saleiro e pimenteiro
Potinhos menores, de geleias e molhos, por exemplo, podem se transformar em saleiros e pimenteiros – basta fazer alguns furinhos na tampa! Quando for preenchê-los, vale usar a mesma dica das compras à granel e levar o próprio recipiente ao armazém.

4. Comidas que precisam ser bem guardadas depois de abertas
Petiscos como amendoins e castanhas, ou ainda biscoitos e bolachas, ou até mantimentos como açúcar e farinha precisam ser bem guardadas depois que suas embalagens forem abertas pela primeira vez. O pote de vidro é um ótimo aliado nesse sentido! Lembre-se de identificar no próprio pote o que tem dentro dele e qual a data de validade para não ter problemas.

5. Decorações variadas
Os potes são itens versáteis na hora de decorar a casa. Colocando luzinhas dentro deles – como aquelas que usamos para enfeitar a árvore de Natal – ele se transforma em uma luminária. Com fotos, vira um porta-retrato diferente. Com conchas, uma decoração ideal para sua casa de praia. Com terra e plantinhas, vira um terrário prático e que traz mais verde à casa ocupando pouco espaço e gastando pouco dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *