Quem tem costume de beber café ou chá diariamente já deve ter notado que a prática não é assim tão amiga do meio ambiente – estamos falando aqui de quem usa o filtro de papel para passar o cafezinho e que bebe chá industrializado, daqueles vendidos em saquinhos de consumo único.

É claro que existem uma série de alternativas sustentáveis – no caso do café, algumas opções seriam o coador de pano, a cafeteira italiana, que não necessita de filtro, e as cafeteiras elétricas. Já em relação ao chá, o caminho mais indicado seria a receita natural. que leva apenas ervas (ou frutas, flores etc) e água no fogo.

Mas para quem não abre mão dos hábitos aos quais já está acostumado, a dica é: os filtros de café e os saquinhos de chá não precisam necessariamente ir parar no lixo comum após o uso! Existem diversas maneiras de reaproveitá-los.

O filtro do café, por exemplo, pode virar matéria-prima para artesanato. Após preparar a bebida, reserve o pó para colocar na sua composteira – o material é orgânico e, por isso, pode passar pelo processo de compostagem. Em seguida, certifique-se de que o filtro está bem limpo e deixe-o secando sobre folhas de jornal ou revista. Depois, retire o excesso de pó seco usando um pincel ou uma escova de dentes usada – essa etapa é importante para garantir que o café acumulado não atraia fungos – e, então, o material está pronto para ser reutilizado. O filtro pode ser cortado e aplicado em diversas peças artesanais com diferentes técnicas, como colagem ou decupagem, e pode ser colorido com corantes naturais, como beterraba ou açafrão. Exemplos de objetos que podem ser customizados com o filtro são luminárias, papéis de parede, guirlandas, biombos, bolsas e arranjos que imitam os florais.

Já o saquinho de chá tem diversas utilidades do jeito que ele fica após o uso mesmo. Os sachês não podem ser reciclados, mas podem ser reutilizados, isto é, ganhando uma nova função. No jardim, ele serve de adubo para as plantas, pois libera nutrientes nos vasos, e de pesticida, pois seu cheiro afasta as pragas. Em casa, ele pode ser usado para lustrar móveis e pisos de madeira, para limpar vidros, desengordurar louças, manter a geladeira livre de odores e ainda para impedir o enferrujamento de panelas. O saquinho também é um importante aliado nos cuidados pessoais: ele pode servir como bolsa para eliminar olheiras, como truque para tirar odores ruins de tênis e calçados fechados e também como infusor para banhos relaxantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *