Os amigos Marciano Araujo e Davidson Cruz se formaram nas faculdades de administração de empresas e gestão ambiental, respectivamente, e queriam empreender em conjunto. A partir daí, juntaram os conhecimentos das formações de cada um e colocaram no mercado a E-quilibre, empresa de logística reversa. “Inicialmente, éramos focados apenas na logística reversa de resíduos eletrônicos. Posteriormente, percebemos que a demanda dos nossos clientes ia além dos resíduos eletrônicos e a partir de então começamos a oferecer soluções para todos os tipos de resíduos.”, conta a dupla.

Hoje, eles possuem tanto clientes fixos quanto clientes pontuais. Por mês, são atendidos entre 20 e 30 clientes, desde pessoas físicas até empresas comerciais de grande porte. Em quase três anos de trabalho, eles já coletaram aproximadamente 510 toneladas de resíduos, com uma média de 15 toneladas ao mês. Entre os materiais que eles recolhem, estão celulares, computadores, tablets, TVs, impressoras, videogames, rádios entre outros, como papel, papelão, sucata, resíduo industrial, madeira, lâmpada, pilhas e baterias.

A E-quilibre coleta diversos tipos de resíduos – sólidos ou líquidos. Os caminhos possíveis para o material coletado são os seguintes:

1. Coleta, desmontagem, triagem e envio a recicladores (resíduo vira matéria prima novamente);
2. Coleta, desmontagem, descaracterização e envio a recicladores (resíduo vira matéria prima novamente);
3. Coleta e destinação a coprocessamento (destinação para queima e geração de energia);

“O gerenciamento dos resíduos acontece em função do tipo de material descartado e do tipo de tratamento que ele precisa antes de ter sua destinação final. Avaliamos qual o melhor custo x benefício e oferecemos a solução mais indicada a cada cliente. Disponibilizamos ainda toda a rastreabilidade, desde a origem do material até o seu destino final.”, explicam.

A empresa é tecnicamente capacitada, licenciada pela CETESB e IBAMA, e atende toda a legislação ambiental vigente, especialmente a Lei Federal para Resíduos Sólidos nº 12.305/10. “Contribuímos para um meio ambiente mais sustentável a partir do momento que nos colocamos no mercado como uma opção responsável de empresa coletora e destinadora de resíduos de qualquer tipo seja para pessoa física ou pessoa jurídica”, declaram. “Além de sermos flexíveis e realizarmos coletas em todo o estado de São Paulo, para pequenos ou grandes volumes, buscamos trabalhar sempre com a melhor alternativa de destinação frente as condições de menor custo, para que isso não seja um impeditivo no processo de destinação final ambientalmente correto.”, acrescenta a equipe.

Por fim, a E-quilibre conclui: “Reconhecemos não só a importância da destinação final dos nossos resíduos de forma segura e correta, mas também do potencial de reaproveitamento de grande quantidade de matéria prima. Das 510 toneladas de material que já processamos, cerca de 460 toneladas foram para indústria recicladora, que reaproveitou isso como matéria-prima”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *