O consumo de chá pode ser feito de maneira natural, por meio da infusão de ervas, flores e frutas, ou também de forma industrializada, com o uso de sachês de chá à venda em supermercados e demais estabelecimentos comerciais. O ponto é que uma pesquisa divulgada na revista Environmental Science & Technology constatou que aqueles saquinhos que envolvem os sachês liberam milhões de microplásticos, de no máximo cinco milímetros, direto na bebida.

O estudo foi realizado na Universidade McGill, no Canadá, por pesquisadores que avaliaram o item com a ajuda de microscópios eletrônicos. A conclusão dos pesquisadores foi que cada sachê podia liberar até 11,6 bilhões de partículas de microplástico, além de 3,1 bilhões de nanopartículas de plástico, na água que seria misturada ao conteúdo do chá. Mas o que isso significa?

Para entender se e de que forma isso seria nocivo, os estudiosos colocaram pulgas marítimas em soluções com diferentes quantidades de microplásticos. O resultado foi alarmante: além dos animais que faleceram, outros permaneceram vivos, mas com comportamentos e anormalidades que indicavam intoxicações. Os efeitos na saúde dos humanos, no entanto, ainda não estão definidos – ainda assim, os canadenses afirmam que a pesquisa deve servir de alerta para os efeitos desses microplásticos nos animais e no meio ambiente.

Por fim, vale ressaltar que, apesar da maioria dos sachês ser feita de seda, muitos deles trazem pequenas quantidades de plástico para reforçar suas embalagens. Em outros casos, eles trazem ainda materiais químicos como nylon e o tereftalato de polietileno, o PET usado nas garrafas.

Reciclagem?

Os sachês de chá não podem ser reciclados, mas podem ser reutilizados, isto é, ganhar uma nova função após o uso. No jardim, ele serve de adubo para as plantas, pois libera nutrientes nos vasos, e de pesticida, pois seu cheiro afasta as pragas. Em casa, ele pode ser usado para lustrar móveis e pisos de madeira, para limpar vidros, desengordurar louças, manter a geladeira livre de odores e ainda para impedir o enferrujamento de panelas. O sachê também é um importante aliado nos cuidados pessoais: ele pode servir como bolsas para eliminar olheiras, como truque para tirar odores ruins de tênis e calçados fechados e também como infusor para banhos relaxantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *