Alguns objetos, como itens pontiagudos e cortantes, demandam mais atenção na hora do seu descarte. É importante que eles sejam protegidos – com a ajuda de um jornal velho, por exemplo – para não oferecerem riscos para quem fará a coleta seletiva dos mesmos. Fique de olho na hora de jogar fora materiais como:

1. Vidros
Cacos de vidro não podem ser reciclados se estiverem fragmentados em pedaços muito pequenos. Por isso, eles provavelmente vão parar no lixo comum. Mas preste atenção para que eles não cortem o saco onde o lixo está armazenado e também não cause eventuais acidentes para quem for manuseá-lo: mesmo embalado no jornal, o vidro ainda pode rasgar o papel. Então a dica é colocá-lo dentro de latas, como as de leite em pó ou achocolatado.

2. Espetos
Aqueles espetinhos que sobram após um churrasco são aparentemente inofensivos mas, perdidos em meio a outros resíduos, podem passar despercebidos e acabar machucando o catador que vai manusear o material. Por isso, não esqueça de cobrir os palitos com jornal, por exemplo, se possível reforçando ainda mais a região das pontas.

3. Lâmpadas
Mesmo que elas estejam inteiras na hora do descarte, trata-se de um item bastante frágil e, por isso, facilmente quebrável. A alternativa então é embalar com materiais mais rígidos – como papelão, por exemplo.

4. Pregos e parafusos
Aqui, a dica é entortá-los um pouquinho, usando um martelo, antes de jogar no lixo, somente para que as pontas não fiquem tão evidentes. O processo de embrulhar no jornal também é válido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *