O banheiro é um dos lugares onde mais gastamos água – tomando banho, lavando as mãos, escovando os dentes, dando descarga… São muitas as tarefas diárias que realizamos ali dentro que acabam resultando em bastante consumo do recurso natural – o que, se feito de maneira exagerada, além de ser nocivo para o meio ambiente também acaba impactando de forma negativa nas nossas contas mensais de água.

Por isso, selecionamos três medidas simples que você pode adotar no seu dia a dia para garantir que seu uso de água no banheiro aconteça com o mínimo de desperdício possível – e, claro, para que você não tome nenhum susto ao receber o boleto no fim do mês.

1. Feche bem as torneiras
Checar se as torneiras da pia e do chuveiro estão bem fechadas após o uso é uma atitude simples, mas que pode gerar grandes economias. Deixar a torneira pingando, mesmo que por pouco tempo, faz um estrago enorme: 60 pingos por minuto desperdiçam cerca de 24 mil litros de água por ano.

2. Opte por modelos de chuveiro com baixo fluxo
O item não é caro e pode reduzir de forma significativa o gasto de água na hora do banho – cerca de 25 a 60% – além de economizar energia também.

3. Faça um teste no seu vaso sanitário
É importante checar que não haja nenhum tipo de vazamento ali. O teste é fácil: basta pingar algumas gotas de corante, aquele usado na comida mesmo, na caixa acumuladora de água. Se o produto descer e a água colorida aparecer automaticamente no vaso, sem que você tenha dado a descarga, quer dizer que ele está vazando e, por isso, gastando mais água do que deveria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *