Entre os dias 18 e 27 de outubro, a Semana Lixo Zero promove uma série de eventos entre palestras, painéis, rodas de conversa, apresentação de cases, exibição de filmes, organização de oficinas e mutirões – todos com a temática de resíduos sólidos e sua ligação com os mais diversos setores da economia.

Organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, o ILZB, organização da sociedade civil autônoma e sem fins lucrativos, a semana faz parte do ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios do “Lixo Zero” pelo mundo. A ILZB tem como principal missão articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais, promovendo a prática do Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade. Desde 2010, atuando com sede em Florianópolis, o Instituto atua disseminando o conceito de lixo zero e articulando programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que elas produzem.

O Instituto aceita inscrições de interessados em levar a Semana Lixo Zero para sua própria cidade – o cadastro pode ser feito no próprio site deles. Mas quem quiser participar deve ter em mente que o problema da gestão correta dos resíduos sólidos rumo ao lixo zero é complexo, e demanda muita mobilização local para atingir as metas do conceito. A responsabilidade do embaixador ILZB não será organizar os eventos propriamente ditos – que são simultâneos e gratuitos por definição – mas sim auxiliar os parceiros para que eles organizem os seus eventos. O embaixador fica, então, encarregado de ajudar nessa concepção, com dicas e ideias sobre o propósito – articulação, divulgação e gerenciamento são as principais atribuições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *