Os copos reutilizáveis, feitos de materiais como silicone ou borracha, por exemplo, que são retráteis e fáceis de lavar após o uso, já são muito comuns. Selecionamos aqui alguns locais onde você não pode esquecer de levar o seu – são lugares onde, normalmente, se gastam muitos copos de plástico, e eles não necessariamente são reciclados depois.

1. Trabalho, escritório e reuniões
Algumas empresas, principalmente as mais antigas e tradicionais, ainda possuem aqueles filtros azuis de água com um dispositivo de copos plásticos do lado – copos esses que, depois de usados, costumam ir direto pro lixo. A “vida útil” deles não dura nem um minuto. Por isso, quando for ao trabalho e a reuniões externas, não esqueça de fazer sua parte!

2. Viagens de avião
Você já reparou na quantidade de lixo que uma única viagem de avião produz? Mesmo que seja um voo rápido, de São Paulo ao Rio de Janeiro, por exemplo. Imagine que cada passageiro aceite uma bebida – como uma água, um refrigerante ou um suco – e que todos esses copos usados vão direto para o lixo. É muita coisa, né? Ter o seu próprio copo na hora de fazer o seu pedido já é um bom começo.

3. Consultas médicas e hospitais
Consultórios e ambientes médicos em geral, como hospitais, clínicas e postos de saúde, também possuem os tais filtros de água com copos de plástico ao lado. Nesses locais, o cuidado com a higiene deve ser redobrado. Usar o próprio copo é mais seguro e, claro, mais sustentável.

4. Shopping (cinema, praça de alimentação)
Em uma ida ao shopping, você passa por muitos locais que gastam copos plásticos – o fast food da praça de alimentação, o cinema, o quiosque de açaí para a hora da sobremesa… Dá pra você usar o mesmo copo em todos eles. É só dar uma passada no banheiro para jogar uma água nele e pronto: você deixa de produzir um monte de lixo de uma vez só.

5. Festas e churrascos
Quem organiza esse tipo de evento normalmente opta por copos de papel ou de plástico por conta da praticidade – ninguém quer lavar a louça depois de uma noite inteira de festa e nem correr o risco de ver seus convidados quebrando alguns copos de vidro sem querer. Se pelo menos uma parcela dos convidados tiver o seu copo retrátil em mãos, a produção de lixo já irá cair bastante.

Um dos principais propagadores do copo retrátil de silicone é o site Menos 1 Lixo, que também tem o produto à venda. O item pode ir no microondas e na lava-louças, recebe bem tanto bebidas quentes quanto frias, é fácil de limpar, tem capacidade para 400ml e é produzido 100% no Brasil, priorizando a produção e a economia local. No portal, são oito opções de cores e o valor é R$47,90 cada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *