Com algumas medidas práticas adotadas no dia a dia, é possível reduzir o nosso consumo diário de água. A atitude, que tem como objetivo poupar o recurso natural do planeta e, assim, impactar positivamente no meio ambiente, também traz ganhos econômicos pessoais, isto é, uma economia na conta de água no fim do mês.

Confira cinco atitudes simples que você pode colocar em prática desde já:

1. Aproveite a água do chuveiro
Quem tem chuveiro elétrico provavelmente leva um tempinho para entrar no banho depois que ligou o equipamento porque precisa esperar a água esquentar um pouco. Nesse tempo, ela fica lá, descendo diretamente pelo ralo. Um desperdício e tanto, certo? Por isso, deixe um balde no box coletando essa água. Mais tarde, ela pode servir para regar plantas, escovar os dentes, lavar roupa entre outros usos.

2. Não fique com o chuveiro ligado durante o banho todo
Enquanto você passa sabonete no corpo ou shampoo nos cabelos, por exemplo, vale desligar a torneira. Essa atitude simples faz com que o consumo de água durante o banho caia de 180 para 48 litros.

3. Desligue a torneira na hora de lavar a louça
A ideia aqui é parecida com a história do chuveiro: enquanto você passa a esponja com detergente nos seus pratos, copos, talheres e panelas, deixe a torneira da pia fechada e só abra quando tudo já estiver ensaboado, pronto para o enxágue. Lavar a louça com a torneira aberta o tempo todo desperdiça até 105 litros de água.

4. Escove os dentes com um copo de água do lado
Depois de colocar a pasta na escova, encha um copo de água – é essa quantidade que você vai usar para enxaguar a boca e, depois, a sua escova, quando terminar. O gesto economiza até três litros de água.

5. Reaproveite a água da máquina de lavar e só a utilize quando estiver totalmente cheia
A água que a sua máquina de lavar roupa usa para enxaguar as peças pode ser reaproveitada – vale limpar o chão da cozinha com ela, a varanda ou o quintal, por exemplo, além de outras tarefas diárias. Para isso, é necessário retirar a mangueira de vazão do cano, desviando o fluxo da água para um balde, e coletar o volume ali. É importante ressaltar ainda que a máquina só deve ser usada quando ela estiver em sua capacidade total uma vez que, por lavagem, são gastos em média 135 litros de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *