As máquinas de café em cápsula já estão presentes em muitas casas – práticas, elas permitem que o cafézinho seja feito em menos de dois minutos, sem sujar muita louça e sem nenhum tipo de trabalho adicional. Mas o que você faz com a cápsula depois que o seu café está pronto?

Aquelas feitas de plástico, como as das marcas Dolce Gusto ou Três Corações, são um pouco difíceis de reciclar por conta dos tipos do material usados na fabricação e também do tamanho reduzido, que faz com que o item não seja interessante para a coleta seletiva em termos comerciais. Ainda assim, a Dolce Gusto é uma das marcas que mantém postos próprios de coleta – quem consome as cápsulas desse tipo pode procurar a empresa para entender qual o programa específico de reutilização das mesmas.

Já as feitas em alumínio, como é o caso das cápsulas da Nespresso, são 100% recicláveis – para que elas tenham a destinação correta, basta devolvê-las para a própria empresa, que se responsabiliza pela logística reversa do produto. A única missão do consumidor é levar as cápsulas usadas aos postos específicos mantidos pela marca.

As cápsulas de alumínio de outras marcas, ou ainda as consumidas por pessoas que moram em cidades onde a Nespresso não atua com pontos de coleta, também podem ser recicladas. Nesse caso, é necessário que o consumidor abra a caixinha e separe o alumínio do pó de café, lavando bem a cápsula e, então, depositando-a na lixeira para reciclagem de metal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *